A Fenalaw 2024, maior congresso do setor jurídico da América Latina, encerrou com cerca de 15 mil inscritos e mais de 500 palestrantes, tornando-se o epicentro de discussão de temas relevantes e de exploração das últimas tendências do setor.
Realizado durante os dias 23, 24 e 25 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o evento chegou a algumas conclusões:
– O uso de tecnologia pelo Judiciário brasileiro não tem parâmetro no mundo; e ainda o uso de Inteligência Artificial (IA) é inevitável no campo profissional, especialmente na advocacia.
Foram plenárias com grandes líderes, lançamentos de livros inovadores e discussões profundas sobre IA, gestão jurídica, liderança transformadora e o papel do advogado em um cenário global cada vez mais complexo.
Profissionais do universo jurídico e do ambiente corporativo tiveram uma agenda repleta de palestras, painéis de discussão, workshops práticos e oportunidades de networking de alto nível para se manter na vanguarda.
“Já estamos preparando a Fenalaw 2025, consolidada como a maior e mais importante para o mercado jurídico da América Latina, que será ainda maior e melhor”, disse Maria Juliana do Prado Barbosa, CEO da Fenalaw.
A Fenalaw reuniu mais de 150 expositores de São Paulo, do interior e de outros Estados do país que apresentaram inovações e soluções com as mais recentes tecnologias e serviços disponíveis.
Por sua vez, mais de 500 palestrantes renomados compartilharam insights valiosos, indo de gestão de pessoas e compliance até inovação, refletindo a expertise e diversidade de perspectivas presentes no evento.
Além disso, em oito salas de conteúdo ocorreram apresentações variadas, refletindo a abrangência do panorama jurídico contemporâneo.
Alguns destaques da Fenalaw 2024:
Plenária – O Uso Ético e Responsável de IA pelo Poder Público e o seu Impacto no Mercado Jurídico: Membros do CNJ, AGU e STF discutiram o panorama sobre deveres e direitos do uso da IA, tornando a Fenalaw um dos principais palcos de discussão sobre o futuro do Direito na transformação digital.
“O Brasil tem um uso de tecnologia no Judiciário que não tem parâmetro”, afirmou Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, conselheiro do CNJ, que participava do painel.
Plenária – O Futuro da Gestão Jurídica na Visão de Líderes Inspiradores: CEOs e gestores das maiores bancas de advocacia trouxeram uma visão sobre diretrizes da gestão jurídica em um mercado competitivo, abordando adaptação às novas tecnologias; inovação nos serviços; estratégias para reter talentos.
“Será absolutamente inevitável na nossa profissão todos nós, como advogados, utilizarmos ferramentas de inteligência artificial”, afirmou Tito Andrade, managing partnerdo Machado Meyer, durante a palestra.
Plenária – O Impacto Transformador da Liderança Feminina no Mundo Corporativo: painel poderoso com mulheres líderes em empresas e instituições, como Banco do Brasil, Uber, Philips e OAB, que discutiram o papel da mulher na transformação das organizações, a importância da diversidade e da inclusão em cargos de alta gestão e as estratégias que elas utilizam para enfrentar os desafios de suas carreiras.
Workshops Práticos:sessões focadas em negociação e vendas, aprendizado de técnicas para alavancar habilidades no mercado jurídico com especialistas de renome.
Cases de sucesso de gestão: Participação de representantes de Departamentos Jurídicos de grandes empresas, entre elas Petrobras, Mercado Livre, C&A, Ford e Bradesco.
Conteúdo especializado em todas as salas:IA, compliance, legal design e mais, aprofundando os desafios e oportunidades do setor.
Agendas especiais: Palco FENATALKS; Palco TECHVILLAGE;Vila do Conhecimento, com lançamento de livros jurídicos todos os dias.
E a Fenalaw não para, com o FenalawLab seguindo as atividades o ano todo, com conteúdo exclusivo, artigos e entrevistas sobre as tendências e inovações jurídicas.
As entrevistas gravadas durante o evento no Estúdio Fenalaw by Avocar serão divulgadas nos próximos meses em nossos canais. Acompanhe pelo site e redes sociais. www.fenalaw.com.br