Na última semana aconteceu o 34º Encontro Técnico – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2023.
Os eventos ocuparam os Pavilhões Branco e Verde do Expo Center Norte, em São Paulo e foram promovidos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, com co-coordenação da AESAN – Associação dos Especialistas em Saneamento.
Nesta edição, a Fenasan teve seu espaço expositivo ampliado e aconteceu integrada à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos.
Com a integração das duas feiras foram 36 mil m² de área de exposição. A Fenasan teve presença 280 empresas de diversos países, como China e Canadá, e mais de 21 mil visitantes.
O Encontro Técnico recebeu 1500 congressistas, com profissionais vindos da Alemanha, Colômbia, Peru e Vietnã, entre outros.
“São números que traduzem a grandeza deste evento, que este ano foi ainda maior, acontecendo integrado à Waste Expo Brasil”, ressalta Helieder Rosa Zanelli, diretor de Inovações da AESabesp e da Fenasan.
“Um polo de negócios, de networking, de promoção de tecnologia e inovação e o grande ponto de encontro do saneamento na América Latina”, completa.
O saneamento ambiental na globalização do desenvolvimento sustentável foi a grande diretriz desta edição. A ampla programação contemplou, em 12 mesas redondas e seis painéis.
Entre os assuntos, temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, como:
– Avanços do saneamento ambiental após o novo marco legal, ESG, gestão de perdas, gestão da emissão de gases de efeito estufa, drenagem, resíduos sólidos, gestão de ativos e transformação digital, entre outros.
Esta edição também bateu recordes de trabalhos técnicos submetidos (quase 400) e altíssimo nível técnicos nas apresentações, como explica Agostinho Geraldes, diretor do Encontro Técnico.
“Tivemos mesas e painéis com presença de alguns dos maiores especialistas do país e salas lotadas e muita interação do público. A atualidade dos temas e o caráter propositivo das discussões foram destaque”, reforça.
Olavo Sachs, presidente da Comissão Organizadora, destaca o trabalho integrado para o sucesso. Afirma que a Diretoria da AESabesp e a Comissão, formadas por voluntários, se empenham para realizarmos edições cada vez melhores.
“E contamos com a atuação intensa de funcionários, colaboradores e equipes prestadoras de serviços, que trabalham em conjunto, não apenas nos três dias de evento, mas ao longo do ano. Ainda comemorando o êxito de 2023 e já começaremos a planejar a edição de 2024”, afirma.
O presidente da AESabesp, Luciomar Werneck, pontua que o crescimento contínuo do Encontro Técnico e da Fenasan refletem a trajetória da AESabesp de promoção do compartilhamento de conhecimento, da tecnologia e inovação.
“Somos uma associação que trabalha em consonância com os temas mundiais e pela promoção da cultura da sustentabilidade e que reúne um corpo técnico de alto nível e isso permeia todas as instâncias do nosso evento”, celebra.
DESTAQUE PARA OS ODS E ESG E LANÇAMENTOS
Nesta edição, a AESabesp lançou o Selo Sustentável para empresas expositoras, que reconhece a participação de empresas que colaboraram atendendo aos requisitos estabelecidos pela Associação, em sintonia com os conceitos de ESG e também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além disso todas as premiações para os expositores contemplaram os aspectos sustentáveis. Veja as premiadas: https://fenasan.com.br/resultado-premio-aesabesp-para-expositores/
Também foi lançada a campanha “Pobreza Menstrual: uma causa sanitária, de educação e de saúde!”, uma parceria da AESabesp e Pieralisi, que distribuirá absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A AESabesp apresentou ainda ao setor duas grandes iniciativas visando projetos culturais, educativos e profissionalizantes alinhados aos conceitos de ESG e aos ODS 6 e 11 sobre água e saneamento e cidades e comunidades sustentáveis: a ENASAN – Escola Nacional de Saneamento.
A proposta é oferecer capacitações especializadas no contexto da engenharia e fortalecer o profissional do setor que atua nas necessidades das eficiências técnicas.
Ainda: o Instituto Água, que envolverá atividades socioambientais e educativas, cuja concepção integra o Museu Água de São Paulo, iniciativa da AESabesp para estimular o interesse da população pela história do saneamento e sobre a importância da água e do meio ambiente.
A associação anunciou, para a próxima edição, os Jogos do Saneamento Fenasan, uma competição envolvendo empresas públicas e privadas de todo o país.
NEUTRALIZAÇÃO DA PEGADA DE CARBONO
O Grupo Solví, por meio da SMARTie Carbon, realizou a neutralização da pegada de carbono da Fenasan e do Encontro Técnico, uma parceria com a AESabesp para compensar o consumo de energia, água e resíduos gerados durante os 3 dias de evento.
A compensação foi realizada com créditos de carbono provenientes dos aterros das UVSs, Unidades de Valorização Sustentáveis, do Grupo Solví, comercializados pela SMARTie Carbon.
As UVSs são parques multitecnológicos de tratamento e valorização sustentável de resíduos residenciais, comerciais e industriais.
Os créditos oriundos das Unidades de Valorização Sustentável (UVSs) do Grupo visam a mitigação de impactos às mudanças climáticas, indo além, entregando a sociedade cobenefícios socioambientais, tendo nova dimensão de impacto ESG.