A Festa da Uva de Jundiaí completa 90 anos com quatro finais de semana de atividades e um evento todo dedicado à comemoração.
A primeira Festa aconteceu em 1934 por conta da variedade de uva Niagara Rosada, que surgiu de uma mutação genética espontânea em 1933.
Aqui estão as duas comemorações: dos 90 anos da festa e do surgimento da variedade da fruta. Os detalhes da festa ainda são mantidos em segredo.
Mas os números já foram divulgados. A estrela da festa estará em exposição em uma área de 15 mil metros quadrados com 170 expositores.
São 6 galpões com 3 pavilhões que abrigam mais de 800 artistas em 5 palcos que vão funcionar de forma simultânea.
O público pode participar de mais de 30 harmonizações e workshops e das 9 cerimônias de pisa da uva, uma das principais atrações da Festa.
A praça de alimentação oferece cinco mil lugares em 16 restaurantes de comidas típicas. No cardápio: mais de 70 pratos para agradar qualquer paladar.
A Festa beneficia diretamente mais de 40 entidades assistenciais que produzem e vendem produtos no recinto.
Se na última edição foram quase 250 mil visitantes, em 2024 são esperadas 300 mil pessoas. Um público grande e de todos os estados brasileiros.
Na última edição, foi realizada pesquisa de perfil e os dados surpreenderam, conforme explica Marcela Moro, diretora de Turismo de Jundiaí.
“Sabíamos que a festa atraía muita gente e de vários lugares, mas não imaginávamos que os registros iriam revelar que tivemos visitantes de todos locais diferentes”, diz.
“Neste ano, com a festa maior e mais receptiva, a tendência é que os dados se repitam e fiquem mais robustos”, completa.
Foram identificados, em 2023, visitantes de 495 cidades, 26 estados e o Distrito Federal e ainda participação internacional, com turistas de 24 países que estiveram na Festa da Uva de Jundiaí.
Jundiaí Terra da Uva
A história da uva em Jundiaí é bastante antiga. Em 1669, quando a cidade era apenas um povoado, o cartório do 1º Ofício já registrava a venda de vinho de uva produzida na cidade.
Mas foi somente no final do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos, que a produção ganhou força.
Entretanto, foi em 1933 que a cidade ganhou destaque nacional na produção, quando, a partir de uma mutação genética somática espontânea, em meio à produção da Niagara Branca, de origem americana, surgiu a variedade Rosada, em Jundiaí.
Essa mutação espontânea chamou a atenção dos produtores e também dos consumidores: a Niagara Rosada passou a ser conhecida nacionalmente e Jundiaí.
Por ser o berço desta variedade, passou a ser conhecida como a Terra da Uva, o que se consolidou em 1934 com a realização da primeira Festa da Uva.
Os visitantes da Festa da Uva de 2024 terão uma enorme variedade de produtos à base de uva.
Além da fruta em natura, direto do produtor, o suco e o vinho, a uva aparece em diversas opções oferecidas na Festa:
– Pão de uva, geleia, bolos, sorvete de uva e de vinho, brigadeiro de uva e de vinho, bombom de uva, pão de mel com ganache de vinho, crepe de uva;
– Cerveja de uva e até coxinha de uva são algumas das opções que atendem a todos os gostos.
A variedade de produtos à base de uva permite ao visitante uma viagem gastronômica aos sabores da uva e do vinho de Jundiaí.
Serviço:
Datas: Janeiro – 11, 12, 13 e 14 | 19, 20 e 21 | 26, 27 e 28 | Fevereiro – 2, 3 e 4.
Local – Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari |
Endereço: Avenida Jundiaí – s/n Cidade – Jundiaí (SP)
Entrada – gratuita