O Festival ABCR 2023, maior evento de captação de recursos da América Latina, divulgou as 45 palestras selecionadas para a edição que vai acontecer nos dias 03 e 04 de julho.
O evento, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, destaca que 60% dos palestrantes são mulheres.
As palestras foram cuidadosamente escolhidas pelo Comitê Científico, com base em critérios como relevância e originalidade.
Elas abrangem uma ampla variedade de temas relacionados à captação de recursos para organizações sociais, incluindo gestão, comunicação, tendências, inovação e voluntariado.
“As palestras escolhidas são de alta qualidade e oferecem um conteúdo valioso e prático para nossos participantes”, afirma o diretor-executivo da ABCR, Fernando Nogueira.
Os palestrantes são de 13 estados brasileiros e os que possuem maior número de exposições são de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Os números são fruto do esforço do Festival ABCR para ser um espaço inclusivo, aberto e diversificado, que busca promover a capacitação e o diálogo no setor de captação de recursos em suas diferentes realidades.
O evento conta com o patrocínio da Doare, de Daiane Dultra e do Criando Desenvolvimento Institucional.
Além das palestras já divulgadas, a programação terá o Palco da ABCR e o Palco de Patrocinadores, contando ainda com palestrantes internacionais.
Comunicação e engajamento
Em comunicação e engajamento, os destaques serão
– Ricardo Meirelles com a palestra A sociedade entende o que as ONGs falam? A linguagem clara e as OSC
– Giuliana Preziosi com a palestra Neurociência e Engajamento: lições do cérebro que potencializam a coletividade.
– A comunicação como aliada na captação: como impulsionar seus resultados?;
– A nova era das campanhas de DRTV;
– Comunicaê – Comunicação para fora da caixa; Monte sua própria assessoria de imprensa; O segredo da comunicação em 12 letras e Voluntariado gerando impacto social.
Ferramentas e fontes de captação de recursos
Na área de ferramentas e fontes de captação de recursos, serão apresentadas técnicas valiosas para ajudar as organizações da sociedade civil a manterem sua sustentabilidade financeira.
– Bianca Porto abordará o tema Gamificação: dê um play na sua campanha;
– Verena Paranhos, Aymê Brito e Tailana Galvão falarão sobre O segredo d’AzMina: como criar uma campanha de financiamento coletivo que engaja a comunidade e converte seguidores em doadores
– Avelino da Silva Junior e Eiran Simis apresentarão um Um passo a passo para estabelecer um ambiente apto para receber doações via criptomoedas.
– Donor Scoping: seu network poderoso em cinco passos; Eventos para captar recursos para ONGs: como fazer; Título de Filantropia Premiável: não há ônus sem bônus?;
– Vida longa à mala direta – aprenda a implementar essa estratégia para conquistar mais doações e Você sabia? Curiosidade sobre Fundos Patrimoniais.
Gestão e captação de recursos
– Ana Lucia Fontes palestrará sobre Captação de recursos para negócios sociais;
– Ana Beatriz do Carmo, que irá compartilhar seus conhecimentos sobre Estratégia de captação alinhada aos ESG dos financiadores;
– Cássio Aoqui, Tiana Vilar Lins e Erica Zanotti que abordarão Relações de confiança entre organizações financiadoras e financiadas: do discurso à prática.
– Captação de recursos para projetos em territórios diversificados; Dos 6 aos 7 dígitos: a coragem para alavancar sua captação incentivada via FIA/FUMCAD e Pessoa Idosa;
– Gestão por resultados: um instrumento de aprendizado, engajamento e comunicação; Governança, confiança e captação de recursos: como estruturas sólidas podem atrair mais doadores;
– Monitoramento de projetos como uma ferramenta para captação de recursos – a experiência do Instituto Phi.
Inovação e redes de captação
– Inovação aberta para captação de recursos, com Thiago Marti
– Unlocking the Potential of Artificial Intelligence: Transforming Fundraising for Social Organizations, com Hernán Nadal.
– Captação de recursos com justiça e governo – compartilhando experiências do fundo unidos contra Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz; Case: Envolvimento da comunidade e Programa Amizades Amani;
– Combatendo a centralização de recursos incentivados: como a rede Igapó está levando conhecimento e recursos para quem busca uma economia limpa na Amazônia;
– Endowments universitários: do modelo tradicional ao smart social investment; Inovação em captação de recursos – uso de assistente social;
– O doador Netflix: construindo uma comunidade através de narrativas que envolvem a audiência; e O caso da SP Invisível em captação de pessoa física.
O profissional de captação
O Festival ABCR 2023 preparou uma série de palestras sobre os desafios e o aperfeiçoamento dos captadores de recursos.
– Saúde Mental dos profissionais de captação de recursos, com Rodrigo Alvarez.
– A captadora de recursos: é uma profissão feminina? Exemplos práticos do dia a dia para ter sucesso na captação, com Ana Flavia Ferreira Godoi
– A nova geração de captadores de recursos: mobilizando os jovens e gerando oportunidades, com Marina Pechlivanis, Diego Scala e Anna Kotrozini.
– As 10 práticas que levam ao sucesso na captação de recursos;
– Guia dos Guias para mobilizadores de recursos: como encontrar os conteúdos e respostas para as várias situações enfrentadas no dia a dia de um captador;
– Lifelong Learning: a habilidade de aprender captação de recursos continuamente;
– Nenhum curso vai salvar sua OSC: a cultura da aprendizagem contínua como aliada do desenvolvimento instrucional;
– Remuneração na captação de recursos em projetos incentivados: práticas de mercado e limites éticos.
Palco avançado
Uma das novidades deste ano é a criação do palco avançado, um palco exclusivo para temas voltados às organizações que já possuem departamento de captação de recursos e estão em fase mais avançada.
– Captação no centro estratégico da gestão organizacional e de RH, com Ivan Gomes Barbosa e Simone Cunha
– Jornada do Doador – desenvolvendo uma experiência incrível através da comunicação para o engajamento e a tecnologia, com Thalita Salgado, Flavia Lang Revkolevsky e Eduardo Massa.
– Caso Arredondar e iFood: como usar a metodologia Growth para ampliar a captação; Selo Social – venda proposta de valor;
– Transformando a produção de conteúdo com a inteligência artificial: utilizando ChatGPT, Notion Al, Dall-e e Canva no Terceiro Setor;
– Lifelong Learning: a habilidade de aprender captação de recursos continuamente.
Descontos nas inscrições
As inscrições para o Festival ABCR 2023 já estão abertas e, até o dia 08 de maio, os interessados que realizarem o cadastro ganham 15% de desconto.
Membros da ABCR têm 20% de desconto, independente do momento em que a inscrição for realizada.
Para conferir mais informações sobre o evento ou realizar o cadastro, acesse o link www.festivalabcr.org.br