Com cerca de 70 destinos representados no evento, seja de forma institucional, ou através de operadoras de turismo ou hotéis, o Festuris Gramado oferece a possibilidade da aproximação de todo o trade turístico com a indústria de luxo. Esta é uma grande oportunidade para fazer parte deste setor, que em 2013 gerou cerca de 200 bilhões de dólares em vendas.
O segmento de luxo conta com uma parte seleta da sociedade de consumidores assíduos dos serviços oferecidos, que não buscam preço, mas exclusividade. Atualmente, as viagens se tornaram um dos principais interesses para este grupo, que gastam fortunas em roteiros diferenciados. O Brasil vive um momento favorável em relação ao turismo de luxo, integrando a lista dos dez maiores mercados de consumo de produtos desse segmento no mundo, sendo o segundo na América. Diversos destinos de turismo de luxo, nacionais e internacionais, estarão presentes na 26ª edição do Festuris Gramado, que ocorre de 6 a 9 de novembro.
Hotéis e resorts com mais de cem apartamentos, uma gigantesca área de lazer onde crianças transitam na sua natural e costumeira agitação, não se encaixam nessa categoria de turismo. O turismo de luxo possui um conjunto de características para atender às exigências do mercado interno e sobretudo do mercado internacional. Após a Copa do Mundo, sabendo dos diversos modelos de turistas que viriam ao país, muitos empreendimentos decidiram focar no luxo e obtiveram um retorno satisfatório em resultados. Empreendimentos de alto luxo foram projetados com o intuito de poder oferecer à este público diferenciado comodidade, exclusividade, qualidade e sofisticação.
Hoje, o luxo está mais relacionado à privacidade e a qualidade dos serviços, para que possam atender ao nível de expectativa do turista. Além disso, a comodidade não está apenas na hospedagem, mas vai desde a programação da viagem onde um consultor estará a sua disposição, providenciando para que o cliente tenha tudo que for necessário para a realização de seu passeio.
É nesse momento que o agente de viagem deve extrair informações do turista, para que possa oferecer a ele as melhores opções que se encaixem com o tipo de experiência que ele busca.
Os turistas que pagam pelo turismo de luxo são possuidores de um alto poder aquisitivo, o que faz com que não poupem durante a viagem. Este público gasta cerca de oito vezes mais que o turista comum e não se importam com o preço cobrado, mas sim, com o valor intrínseco daquilo que estão pagando. O resultado deste investimento agrega valor aos destinos de luxo, gerando empregos e fazendo girar a economia local.