FetransRio

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As manifestações de junho de 2013 ecoam até hoje na cabeça dos políticos brasileiros. Alguns mais, outros menos.  Certo é que as reivindicações por melhorias no transporte público e maior mobilidade urbana tornou-se pauta novamente na agenda dos governos municipais, estaduais e federal.

O maior desafio da mobilidade urbana hoje no Brasil é retirar o excesso de carros e motos das vias dos grandes centros. Se por um lado o Metrô desponta como uma solução, o BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus) surge como uma alternativa de médio a longo prazo e mais acessível para as finanças dos municípios. “O BRT possui capacidade de atender mais pessoas que um sistema convencional de ônibus, chegando a diminuir em até 50% o tempo gasto no trajeto dos passageiros”, afirma Gustavo Nogueira, gerente de BRT Mercedes-Benz do Brasil, marca é líder no fornecimento de chassis neste segmento, detendo cerca de 70% de participação.

Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cascavel, Curitiba, Goiânia, Maringá, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Uberlândia, Vitória e São Paulo são algumas das cidades que já possuem o BRT ou estão em fase de obras e implementação. Cada vez mais as metrópoles estão caminhando neste sentido, mas é importante lembrar que implantar um sistema de BRT não é apenas investir em ônibus como um transporte público diferenciado, é preciso estar integrado com outros modais e caminhar com o planejamento urbano da cidade.

“O sistema BRT é o primeiro passo para se construir uma mobilidade mais inteligente no país. A experiência brasileira e os casos de sucesso em nações latino-americanas que já utilizam este sistema, trazem à tona a importância de se investir nesta solução”, aponta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.  Hoje a empresa tem seus chassis voltados a BRT circulando em Porto Alegre, Brasilia e Recife.  Como solução para este sistema a empresa conta com o Volksbus 26.330 OTA, dotado de uma articulação leve, eficiente e de manutenção simplificada,e preparado para carrocerias de até 18,6 m de comprimento.

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Curitiba foi a primeira cidade brasileira a adotar este modal, isto há mais de 30 anos. O primeiro BRT começou a operar em 1974 e teve na encarroçadeira Marcopolo a parceira para colocar este projeto para rodar. “A empresa é a pioneira no desenvolvimento de veículos para os sistemas BRT e fornece ônibus para Curitiba desde 1974. Para BRT a Marcopolo já forneceu quase 1.000 unidades para diversas cidades brasileiras”, diz Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo.  A empresa possui o modelo Viale BRT, o mais avançado já fabricado no Brasil e que consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem até 21 metros de comprimento, capacidade para transportar até 145 passageiros.

Outra importante encarroçadeira Brasileira, a Caio Induscar, também enxerga nos BRT um importante mercado. “Foram fabricadas pela empresa até o momento, aproximadamente 1.670 carrocarias para chassis BRT, desde 2012 até agosto de 2014, que representa 21% de nossa produção”, aponta Simonetta Pucciarini da Cunha,  Diretora de Comunicação e Marketing da empresa

O BRT será um dos tópicos de maior proeminência no 16º Etransport, evento de debates que ocorre de forma simultânea com a 10ª FetransRio. O painel “Excelência no Transporte: BRT Melhores Práticas”, trará gestores de México, EUA, Chile e Brasil para apresentar suas experiências.

“Participar de um evento como a FetransRio, direcionado às questões de mobilidade urbana no país, é um incentivo ao debate das boas práticas e a busca de soluções tecnológicas para melhorias no transporte brasileiro”, comenta Alouche. Assim como a MAN a Marcopolo também irá participar com um stand no evento. “A FetransRio transformou-se na mais importante feira do setor de ônibus voltada para o segmento urbano do Brasil”, completa Corso.  A Mercedes-Benz levará para o evento desde chassis para micro-ônibus, como o LO 916; urbanos como o OF 1724, OF 1721 L, o superarticulado O 500 MDA; e chassis para aplicação rodoviária, como o  O 500 RSD 2441, O 500 RSDD 2741 e OH 1621L.

Serviço:
16º Etransport , 10ª FetransRio e 8ª Conferência Internacional sobre Ônibus da União Internacional do Transporte Público (UITP).
Data: 5, 6 e 7 de novembro.
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ