O Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, integrado à feira EXPO REVESTIR, reúne mais de 3 mil profissionais altamente qualificados em cinco eventos temáticos, durante seus quatro dias de realização: Dia do Designer de Interiores, Dia do Arquiteto, Dia do Construtor e Dia do Revendedor.
Importante fonte de informação e atualização, o Forum é composto por palestras seminários e debates com conteúdos sob medida, apresentados por palestrantes internacionalmente reconhecidos.
Programação Dia do Revendedor
12/03/2019, 18h
Fórum de Líderes do Varejo e Indústria de Material de Construção
10h
Abertura da feira EXPO REVESTIR e início da retirada das credenciais no Lounge dos Revendedores, Estande Editora Grau 10 | Revista Anamaco (Hall de entrada Pavilhão F)
18h30
Welcome drink e Cocktail
19h
Abertura do Fórum
19h15
Palestrante: RICARDO AMORIM
Tema: ECONOMIA BRASILEIRA ATUAL E PREVISÕES
Ricardo Amorim é um dos mais influentes economistas do Brasil, formado pela USP e pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris. Atuando no mercado financeiro desde 1992, trabalhou em Nova York, Paris e São Paulo, sempre como economista e estrategista de investimentos e é o único brasileiro incluído na lista dos mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner.
Desde 2003 é um dos debatedores do programa Manhattan Connection, da Globo News, e atualmente é colunista da revista Isto É. Apresenta, ainda, a coluna de Economia & Negócios, na Rádio Eldorado. Em sua palestra no Dia do Revendedor, o foco e as atenções voltadas para a economia brasileira, diante das decisões políticas do novo presidente eleito Jair Bolsonaro, em um retrato do momento e as perspectivas futuras de curto, médio e longo prazo.
20h15
Jantar e entrega do Prêmio Destaque Expo Revestir –
Revista Anamaco 2019
Programação Dia do Designer de Interiores
14/03/2019, 14h
14h00
Abertura do Fórum – ANFACER e ABD
14h15
FERRUCCIO LAVIANI (ITÁLIA)
A relevância do trabalho do designer de interiores, arquiteto e designer Ferruccio Laviani o credencia para entrar pela porta da frente na história do design mundial. Com uma carreira consistente em todas as frentes que exigem um desenho primoroso, Laviani é, desde 1991, diretor de arte da Kartell, uma das gigantes do setor, depois de ter desempenhado o mesmo cargo em marcas-referências como Flos, Padova, Foscarini, Moroso e Emmemobili.
Formado no Istituto Professionale Internazionale per l’Artigianato Liutario e del Legno di Cremona, sua cidade natal; em Arquitetura no Politecnico di Milano e em design pela Scuola Politecnica di Design, também em Milão; o trabalho de Laviani se concentra principalmente no design de produtos, design de interiores, direção de arte e design gráfico.
Na sua longa carreira, o multicriativo projeta espaços de varejo, set-ups, escritórios e casas para clientes particulares, bem como mobiliário para marcas como Cassina, Dolce & Gabbana, Missoni, Citroën, Hansgrohe, Swarovski, Driade, Veuve Cliquot, Moët Hennessy, Poltrona Frau, Ermenegildo Zegna, Renault, Emilio Pucci, Samsung, entre outras.
Em 2008, uma exposição foi dedicada às luminárias que ele projetou para a Kartell, montada no Metropol Dolce & Gabbana, em Milão. Em 2015, Laviani assinou um novo conceito para o Museu Kartell em Noviglio, atualizando seu projeto anterior de design de interiores que ele havia concebido em 1999, quando recebeu o Prêmio Guggenheim Impresa & Cultura 2000, como o melhor museu de uma empresa privada. Em 2016, Laviani projeta uma coleção de mosaicos para a Bisazza.
15h15
WGSN – World Global Style Network “O Futuro do Morar”
Daniela Dantas
Diretora Regional WGSN para LATAM
Fundada em 1998, em Londres, a WGSN – pioneira e líder global em tendências e previsões – contribui para marcas ao redor do mundo na previsão de tendências de moda e estilo de vida, análise de dados, validação de produtos por fontes colaborativas online e consultoria especializada.
Especialmente para o Dia do Designer de Interiores, a WGSN apresentará um estudo sobre como cada geração expressa suas prioridades e irá apontar quais são os principais movimentos que afetarão os ambientes, a dinâmica das casas e como serão as novas formas do morar para os próximos anos.
16h15
Encerramento do Fórum
Programação Dia do Arquiteto
15/03/2019, 14h
14h00
Abertura do Fórum
14h15
ELIZABETH PORTZAMPARC
(FRANÇA/ BRASIL)
Elizabeth de Portzamparc está no panteão das mulheres mais significativas da arquitetura contemporânea e evidencia a relevância do feminino nessa área. Em sua carreira como arquiteta e urbanista, Elizabeth, franco-brasileira e casada com o vencedor do Pritzker Christian de Portzamparc, concebe suas obras como símbolos arquitetônicos que agregam novos valores e referências urbanas vigorosas para o espaço no qual a obra foi pensada e inserida.
Entre as grandes obras da arquiteta, destacam-se os projetos do Musée de la Romanité de Nîmes, o GED – Grand Equipement Documentaire (Grande Biblioteca) do Campus Condorcet, em Aubervilliers, e a estação de Le Bourget: projetos abertos para a cidade e para seus habitantes e que foram pensados como espaços essenciais dos quais o público se apropria com facilidade: uma arquitetura concebida como suporte para a entusiasmo local e qualidade de vida para aqueles que a frequentam.
No Ateliê Internacional do Grand Paris, ela prossegue com suas pesquisas iniciadas há mais de trinta anos sobre a identidade dos lugares, a vida local e as conexões entre os territórios, contribuições fundamentais para a reflexão sobre a construção da metrópole. Ainda nessa mesma linha, dirigiu propostas pioneiras para o habitat sustentável, flexível, de uso misto ou pré-fabricado.
Além dos arquitetos, urbanistas e cenógrafos, sua agência conta com uma pequena equipe pluridisciplinar (sociólogos e cientistas políticos) especializados em pesquisas sobre os assuntos ambientais e sociais.
15h15
PRÊMIO SAINT-GOBAIN
Entrega da 6ª edição do PRÊMIO SAINT-GOBAIN DE ARQUITETURA HABITAT SUSTENTÁVEL
15h30
SOU FUJIMOTO (JAPÃO)
Aos 47 anos, Sou Fujimoto está no patamar dos mais famosos e respeitados arquitetos japoneses contemporâneos pela criatividade, ousadias e soluções práticas e elegantes de suas obras, como o prédio Árvore Branca, em Montpellier (França), considerado a Loucura Arquitetônica do Século XXI.
Com uma proposta que integra o homem com a natureza, Fujimoto é formado em arquitetura pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio e a maioria de suas obras concentra-se no Japão, onde, em 2000, fundou os Sou Fujimoto Architects, mas países como Estados Unidos, Reino Unido, China, Espanha, Grécia e Chile já possuem traços de sua criatividade.
Entre os seus trabalhos mais emblemáticos, destaque para a Casa N (Japão, 2008), Casa H (Japão, 2009), Musashino Art University Museum (Japão, 2011), Casa K (Japão, 2012), Pavilhão da Serpentine Gallery (Hyde Park, Londres, 2013), Projeto de extensão do Museu Kunsthalle Bielefeld, (Alemanha, 2013), entre outros.
Na sua carreira meteórica, ele já coleciona prêmios altamente simbólicos. Fujimoto fez parte da equipe premiada com o Leão de Ouro, na Bienal de Arquitetura de Veneza (2012), mas antes, já colecionava homenagens como a medalha de ouro da Associação de Arquitetos e Engenheiros de Tóquio (2006), o Grand Prix do Instituto de Arquitetura Japonês (2008) e o Prêmio de Design da Revista Wallpaper (2009), para citar apenas alguns.
16h30
Encerramento do FORUM
Serviço:
Local: Transamerica Expo Center
Data: 12 a 15 de março
Horário: 10h às 19h
Link: https://www.fiac2019.com