Surgida de forma pioneira no Rio Grande do Sul, a Fiema Brasil se posicionou de forma precursora como feira ambiental no sul do país.
A proposta de debater um tema cada vez mais atual, iniciada ainda nos anos 2000, teve sua originalidade pontuada como um dos eventos integrantes do ecossistema de inovação da Serra gaúcha.
O mapeamento foi realizado pela Conexo/Randon, plataforma de inovação que conecta profissionais, empresas e startups por meio de colaboração e cocriação.
O material ainda identifica, destaca e dissemina atores do ecossistema de inovação da região, dando visibilidade para as iniciativas que fomentam, incentivam e promovem inovação na região.
No mapeamento, a Conexo destaca a Fiema como uma feira que promove geração de negócios, rede de relacionamento e disseminação de conhecimento.
Entre os aspectos que levaram a Fiema a ser eleita pela Conexo como um dos 18 eventos de inovação da Serra está o fato de ela ser uma feira de negócios, tecnologia e conhecimento em meio ambiente, sustentando a inovação.
Nesse sentido, pela primeira vez, haverá o Espaço Arena Startups, que conta com uma área projetada para mais de 40 startups exporem suas soluções, além de uma programação de talks, painéis e pitches.
Para o presidente da Proamb, Neri Basso, receber um reconhecimento como esse só engrandece a feira.
“Podemos dizer que a inovação acompanha a própria criação e a história de desenvolvimento da Fundação Proamb, que nasceu como uma startup, apresentando soluções a outras empresas”, afirma.
“Nossa trajetória sempre foi pautada no pioneirismo, tendo a tecnologia como grande meio para catapultar nossas conquistas”, completa.
Além de eventos, a Conexo mapeou espaços de inovação, instituições de ensino, startups, empresas com cases de inovação, leis de incentivo à inovação e agentes de inovação nas três microrregiões da Serra — Uva e Vinho, Hortênsias e Campos de Cima da Serra.
A Fiema Brasil 2023 ocorrerá no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, entre os dias 9 e 11 de maio.