Entrou em operação no dia 16 de maio, nos pavilhões do centro de exposições Fiera Milano em Rho, o maior e mais poderoso sistema fotovoltaico da Itália.
A infraestrutura, construída pela A2A em conjunto com a Fondazione Fiera por meio da joint venture Fair Renew, é composta por cerca de 50.000 painéis fotovoltaicos.
Eles estão espalhados por 330.000 metros quadrados de telhados dos pavilhões, equivalentes à área de 45 campos de futebol.
A instalação terá uma produção anual esperada de 21,6 GWh, equivalente ao consumo de cerca de 7.800 residências – evitando a emissão de mais de 9.800 toneladas de CO2 por ano e com uma capacidade total instalada de 18 MWp.
O sistema fotovoltaico atenderá parte das necessidades da Fiera Milano para o centro de exposições em Rho, enquanto a parte restante da energia verde será alimentada na rede.
“Este projeto é um marco tecnológico importante para o desenvolvimento das energias renováveis e uma confirmação do papel fundamental da A2A em favor da transição energética do país”, diz Renato Mazzoncini, CEO da A2A.
A planta da Fiera Milano, atualmente uma infraestrutura única na Itália, representa um modelo replicável para a transformação urbana.
“A construção desta instalação faz parte dos investimentos incluídos no plano de negócios, que inclui, entre suas rotas estratégicas, iniciativas e projetos voltados para apoiar a transição ecológica dos distritos de exposições e congressos, investindo em infraestruturas e soluções altamente sustentáveis e inovadoras,” explica Enrico Pazzali, Presidente da Fondazione Fiera Milano.
“A instalação que estamos apresentando hoje confirma o papel da Fondazione como um acionista proativo em tornar a Fiera Milano cada vez mais competitiva e sustentável com a modernização de suas instalações também por meio de novas oportunidades de negócios, como no caso da adaptação dos pavilhões em vista dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026”, completa.
A Fiera Milano considera a sustentabilidade como um elemento fundamental de sua estratégia de desenvolvimento. Afinal, a sustentabilidade agora se torna um fator qualificante para atrair e hospedar grandes eventos itinerantes.
“O plano integrado de sustentabilidade divulgado no mês passado incorpora 30 metas quantitativas”, aponta Francesco Conci, CEO e Diretor Geral da Fiera Milano.
“Entre elas, estabelecemos a meta de aumentar a porcentagem de eletricidade de fontes renováveis de 38 por cento para 70 por cento. Além disso, conforme já antecipado no plano estratégico 2024-2027, estamos trabalhando em um novo evento dedicado às tecnologias para descarbonizar os processos industriais”, complementa.
O PROJETO
A planta, cuja construção começou em 2020, foi concluída em três fases: em abril de 2022, foi entregue a primeira parte, 12 seções cobrindo uma área de 200.000 metros quadrados, com uma capacidade de 8,2 MWp e uma produção anual de energia de cerca de 10 GWh.
A segunda fase, concluída em fevereiro deste ano, viu a construção de mais 5 seções cobrindo 60.000 metros quadrados, com 4 MWp de capacidade e uma produção de cerca de 5 GWh.
Já com a última fase, marcando a conclusão dos trabalhos, foram adicionadas 4 seções, com 5,8 MWp de capacidade e uma produção de 7 GWh.
Além disso, desde 2020, 100 por cento da eletricidade usada pela Fiera Milano Congressi para o Centro de Convenções Allianz MiCo em Milão vem de fontes renováveis cobertas pelos certificados de garantia de origem relevantes.
Com seus aproximadamente 22 GWh, o sistema instalado na Fiera Milano é o primeiro em termos de eficiência entre os centros de exposições europeus e está à frente de Barcelona (5,9 GWh), Stuttgart (4,3) e Munique (2,7).