A Fiera Milano aprovou nesta segunda-feira (8) seu plano estratégico de 2024-27 com um novo foco que leva a empresa para o setor de entretenimento e grandes eventos.
Há quatro prioridades estratégicas para o novo plano de desenvolvimento, com um olhar primordial sobre a proposta de valor, com o objetivo de organizar e hospedar eventos de destaque.
Outro foco será fornecer uma plataforma de serviços físicos e digitais integrados para construir experiências de valor e crescimento para expositores, visitantes e parceiros.
A Fiera Milano também continua focada em um modelo de negócio sustentável, na atração de novos talentos e na valorização do capital humano, além do fortalecimento do posicionamento da empresa.
Para 2027, espera-se um EBITDA entre 120-130 milhões de euros, com investimentos planejados de 88 milhões de euros.
No plano estratégico, a Fiera Milano prevê alcançar em 2027 receitas entre 355 e 375 milhões de euros, com um EBITDA estimado entre 120 e 130 milhões de euros.
Para o ano de 2024, espera-se receitas de 245-255 milhões de euros, com um EBITDA entre 65 e 75 milhões.
Em 2025, as receitas esperadas sobem para 320-340 milhões de euros, com um EBITDA entre 110 e 120 milhões.
Finalmente, em 2026, a Fiera Milano espera gerar receitas de 305-325 milhões de euros, com um EBITDA entre 90 e 100 milhões.
Durante o período do plano, está prevista uma geração de caixa entre 151 e 171 milhões de euros, dos quais pelo menos 40 milhões serão destinados à remuneração dos acionistas na forma de dividendos (10 milhões por ano a partir de 2024).
A liquidez restante, entre 111 e 131 milhões de euros, será direcionada para operações de fusões e aquisições (M&A), com foco na aquisição de participações controladoras de organizadores de eventos líderes de mercado, especialmente na Europa, Estados Unidos, Golfo e Arábia Saudita.
O crescimento esperado nas receitas do plano é principalmente orgânico. No entanto, traz uma componente “inorgânica”, representando cerca de 15-16%, relacionada a uma operação de M&A que está em andamento e que envolverá o setor de serviços, podendo ser concluída até o final do ano.
Durante o período de 2024-2027, a empresa planeja investimentos totais no valor de 88 milhões de euros, dos quais 35 milhões serão financiados pela Fondazione Fiera Milano para o desenvolvimento de obras infraestruturais.
“Nosso objetivo é nos posicionar entre os cinco principais operadores de feiras da Europa, com infraestrutura, por meio de uma proposta de valor que interprete a transformação em curso e estabeleça bases sólidas para o crescimento futuro”, afirmou Francesco Conci, CEO e Diretor Geral da Fiera Milano.
A Fiera Milano planeja ainda lançar pelo menos 3 novos eventos até 2027 em setores atrativos, aproveitando os ativos disponíveis.
Entre esses eventos está uma exposição no setor de tecnologias e soluções para a descarbonização de processos industriais.
A geração resultante de caixa e a consolidação financeira nos permitirão avaliar as oportunidades de crescimento que surgirão no mercado”, apontou o CEO.
“Estamos trabalhando em um novo posicionamento distintivo capaz de refletir a identidade renovada da Fiera Milano. Além disso, estamos focando na sustentabilidade integrada ao negócio, com cada vez mais atenção à redução do impacto ambiental”, finalizou.