De 19 a 22 de junho a FIEXPO Latin America recebe associações internacionais, compradores corporativos, organizadores de viagens de incentivo e expositores de mais de 80 destinos na Cidade do Panamá.
Com o apoio de aliados estratégicos (PROMTUR, ProColombia, Ministério do Turismo do Uruguai e Instituto de Turismo da Costa Rica) e a colaboração de profissionais internacionais de destaque em sustentabilidade e legado, como GDS-Movement e #Meet4Impact, a edição deste ano será focada no “Poder Transformador dos Encontros”.
Este evento abordará os conceitos de sustentabilidade, inovação e legado, e aprimorará a atuação sustentável do evento para reforçar o compromisso e a responsabilidade da FIEXPO Latin America como referência na região.
O projeto “Sustainability & Legacy” visa ser pioneiro em ter uma estratégia de alto nível especializada em eventos sustentáveis, legado e impacto em nível latino-americano.
Quer ainda mostrar o grande compromisso da FIEXPO Latin America e do Panamá com a sustentabilidade e inovação, gerar impactos positivos, elevar a experiência do evento, engajar e acionar fornecedores e participantes para impulsionar uma cadeia de valor com alta performance sustentável.
A FIEXPO Latin America está empenhada em implementar uma estratégia para envolver seus stakeholders, a comunidade local e a indústria de eventos para co-criar e operar um evento mais responsável, impulsionando a transformação ambiental, social e econômica.
A estratégia terá foco no alinhamento estratégico, ação climática, circularidade e educação para a transformação. O Panamá, destino sede da FIEXPO Latin America 2023, além de estar altamente alinhado com o projeto, já conta com inúmeras iniciativas como:
– O Canal do Panamá, por onde passa diariamente 2,5% do comércio mundial, é um grande exemplo de redução de emissões. Iniciou o processo de descarbonização de suas operações para se tornar Carbono Neutro até 2030.
– De acordo com a Fiexpo, o Panamá é um dos três únicos países do mundo com pegada de carbono zero.
– Em 2019, o Panamá tornou-se o primeiro país do mundo a incorporar cinco atividades florestais para enfrentar a mudança climática. Adotar a Estratégia Florestal Nacional 2050 para garantir a conservação das florestas e estimular a gestão sustentável dos recursos florestais.
– O Panamá é a sede de um dos 6 Centros Regionais de Cooperação e Mudanças Climáticas da ONU no mundo. Esses centros apoiam a ação climática nacional, disseminando os benefícios dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).
– Em 2020, 60% da geração de eletricidade foi proveniente de fontes renováveis (hidrelétrica, eólica e solar).
– Possui uma Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica que estabelece que até 2030 a frota deve ser composta entre 15 e 35% de ônibus elétricos.
– É líder mundial azul ao aderir à iniciativa 30X30 sobre a conservação de espécies no Corredor Marinho do Pacífico Leste. A extensão de florestas e matos é de 65,9% do território nacional, dos quais 33% são áreas terrestres protegidas e 30% são áreas marinhas protegidas.
“Para o Panamá, ser pioneiro na implementação deste importante projeto, que não só promoverá uma consciência mais verde na indústria de eventos locais, mas em toda a região, demonstra o compromisso de nosso país com a sustentabilidade e a inovação”, diz Fernando Fondevila, CEO da PROMTUR Panamá.
“Durante a FIEXPO 2023, iniciaremos uma jornada rumo à transformação de eventos cada vez mais sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente, inspirando toda a cadeia de valor”, completa.
Já a Fiexpo programou as seguintes ações para sua edição de 2023:
– Reduzir em 90% a sinalização tradicional, optando pela tecnologia, ou na falta dela, utilizando materiais sustentáveis.
– Serão eliminados os plásticos descartáveis, disponibilizando bebedouros para que cada participante possa encher a sua garrafa ou copo reutilizável.
– É promovida a utilização de celulares nas sessões acadêmicas como receptores da tradução simultânea. Essa é uma forma de reduzir o consumo de baterias nos receptores tradicionais.
– Serão disponibilizadas lixeiras com separação de resíduos para que todos os participantes possam separar os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos.
– Mais opções com vegetais serão incrementadas no cardápio, reduzindo as opções que contenham carne. Aproximadamente 25% das emissões anuais de gases de efeito estufa correspondem ao consumo de carne.
– Os espaços educativos oferecidos durante a FIEXPO têm alto impacto para os jovens da comunidade. Apoiamos as novas gerações, capacitando-as e compartilhando conhecimento para alcançar uma educação inclusiva e igualitária no acesso à formação técnica de qualidade.