O filme “Rio 2″, a sequência da animação bem-sucedida de “Rio” (2011), está ajudando a promover o Amazonas no mercado italiano, graças a uma parceria do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), com a produtora Dreamworks e a empresa TAP.
A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, disse que o longa-metragem exibe as belezas do Amazonas de forma lúdica, mexendo assim com o imaginário das pessoas e que o papel do Governo é mostrar a realidade das potencialidades turísticas.
“Da fantasia à realidade. Esse é o convite que estamos fazendo aos italianos, pois eles, a partir de junho, terão oportunidade de conhecer de perto tudo o que o filme mostra: o nosso Teatro Amazonas, a nossa floresta e o Encontro das Águas.”
“Rio 2″ deve estrear nas próximas semanas nas salas de cinema da Itália e está sendo previamente divulgado por meio de imagens do filme e do Amazonas em vários ônibus double-decker que circulam em Nápoles, Roma e Milão.
O trabalho de ação turística do Amazonas está voltado especialmente para Manaus como cidade-sede da Copa do Mundo 2014 Fifa, para o Festival Folclórico de Parintins e para o fortalecimento do voo Lisboa-Manaus.
A ação começou no dia 4/4 em Nápoles, passou por Roma e a Milão, onde foi realizado um workshop de capacitação com mais de 80 operadores e jornalistas especialistas em mercado turístico da Itália.