A Fimma Brasil e Movelsul Brasil, realizadas entre os dias 28 e 31 de agosto no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), cumpriram a promessa de reaquecer o setor moveleiro.
Com 500 marcas expositoras em 58 mil metros quadrados, as feiras receberam 30.835 visitantes vindos de todos os estados brasileiros e 46 países, somando uma projeção de R$ 2 bilhões em negócios.
Para chegar a essa cifra, foram consideradas tanto as transações realizadas durante o evento (nos estandes dos expositores e nas rodadas de negócios nacionais e internacionais) quanto aquelas que foram alinhadas para se concretizar nos próximos 12 meses.
A presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Gisele Dalla Costa, comenta que a presença de compradores internacionais e a diversidade de produtos foram os destaques da Movelsul Brasil 2023.
“Quem visitou a feira com certeza se surpreendeu com a diversidade de marcas e produtos expostos, desde móveis tradicionais e luminárias até mobiliários com soluções tecnológicas, colchões e decoração”, afirma.
“Outro ponto alto da edição foi a presença de importadores vindos de países-alvo para as indústrias de móveis, ampliando as oportunidades para empresas de diversos segmentos”, completa.
Realizada desde 1993 pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), a Fimma Brasil nasceu com o objetivo de fomentar a inovação para as indústrias moveleiras.
Para isso, conta com expositores que são fornecedores do setor – como máquinas, matérias-primas, acessórios, ferramentas, tecnologia, entre outros.
“É extremamente gratificante chegar ao final de mais uma edição com a confiança de expositores brasileiros e estrangeiros e a satisfação dos visitantes”, afirma Euclides Longhi, presidente da Movergs.
“Essa credibilidade coloca a feira em um patamar de igualdade com eventos internacionais, reunindo o que existe de melhor em alta tecnologia para produzir móveis”, completa.
A integração entre as feiras ficou ainda mais evidente nesta segunda edição em que foram realizadas conjuntamente.
A Fimma levantou a bandeira da inovação como diferencial competitivo para indústrias de móveis e marcenarias.
Para isso, reuniu nove startups e empresas de tecnologia no Ecossistema de Inovação – espaço dedicado a soluções e conteúdos sobre o tema.
Já a Movelsul enfatizou a importância do design como fonte de inspiração e aprendizado não apenas para profissionais e estudantes, mas também para as empresas.
Durante os quatro dias do evento, foi possível conferir a mostra de produtos contemplados na 25ª edição do Prêmio Salão Design.
O espaço contou também com talks gratuitos sobre temas como marcenaria, design, arquitetura e criatividade.
AÇÕES PENSADAS PARA A GERAÇÃO DE NEGÓCIOS
Além da presença de compradores internacionais vindos a convite da feira, a Movelsul contou com o Projeto Comprador do Brazilian Furniture.
A ação é realizada pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O projeto levou 19 importadores para negociarem diretamente com mais de 60 empresas. Outro destaque foram as rodadas de negócios do Sebrae/RS.
Elas promoveram 100 reuniões entre 10 lojistas nacionais convidados e 16 micro e pequenas empresas que estavam em busca de novas parcerias.
Na Fimma, as Rodadas de Negócios Internacionais foram realizadas pelo Orchestra Brasil – projeto do Sindmóveis com apoio da ApexBrasil que promove a internacionalização dos fornecedores da cadeia moveleira.
Dezenove importadores de oito países negociaram com 53 empresas brasileiras.