Os estados de São Paulo e da Bahia foram palco de eventos-testes nestes últimos dias. A capital paulista sediou no último domingo (29), a Volta SP 10k.
A prova marcou o retorno das corridas de rua durante o período de pandemia do novo coronavírus e faz parte dos 30 eventos anunciados pelo Governo do Estado como teste para o retorno seguro das atividades do gênero.
Promovida pela Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABRACEO), com o apoio da Prefeitura de São Paulo e pelo Governo de São Paulo, a Volta SP 10k seguiu uma série de protocolos de segurança, além de ser necessária a testagem prévia dos atletas, com todos sendo obrigados a apresentar teste PCR negativo 48 horas antes da corrida.
A partir deste domingo, os corredores serão monitorados durante 14 dias após o evento-teste.
A prova foi limitada a 1.200 atletas e teve percursos de 5k e 10k, com largada na Pista Expressa da Marginal Pinheiros, em frente ao Parque do Povo.
Os atletas precisaram usar máscara durante a corrida e durante o percurso foram feitas sinalizações para estimular o distanciamento e evitar aglomerações.
As corridas de rua na cidade de São Paulo foram suspensas no dia 14 de março de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.
Em 2019, foram realizadas 116 corridas de rua na capital com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
BAHIA
A chuva atrapalhou os planos do primeiro evento-teste da Bahia na pandemia, realizado na última sexta-feira (27), em Salvador.
O mau tempo afugentou boa parte do público que iria acompanhar este primeiro show que estava preparado para 500 pessoas, todas testadas contra a Covid-19.
O palco foi montado na área aberta do Centro de Convenções e na área do público, foi dividido por grades, que a prefeitura denominou como lounges.
Nos locais, grupos de quatro pessoas ficariam separados, para que não houvesse aglomerações. No entanto, alguns desses lounges ficaram vazios.
A festa foi iniciada mais de uma hora depois, por volta das 19h05, com a apresentação do Afoxé Darajú de Odé. A noite ainda contou com shows do cantor Gerônimo, da cantora Márcia Castro e Telefunksoul.
“Esse evento é promovido por associações da área de entretenimento da nossa cidade com objetivo de validar protocolos para, quando for possível, assim que tenhamos a segurança necessária, retomar os eventos, festas shows em Salvador”, finaliza o prefeito de Salvador, Bruno Reis.