Resultados históricos para a Fira de Barcelona, que alcançou a marca de 300 milhões de euros em receita em 2024 e um Ebitda, também recorde, de 53 milhões de euros.
São números jamais registrados pela instituição em um ano extraordinário pela dimensão e natureza dos eventos realizados, permitindo encarar com boas perspectivas os grandes projetos estratégicos de 2025, como a gestão do Circuit de Barcelona-Catalunya.
Esses resultados são fruto da quantidade e do volume de eventos realizados nos recintos de Montjuïc, Gran Via e no Centro de Convenções Internacional de Barcelona (CCIB). No total, foram 270 feiras, congressos e eventos diversos, além dos coorganizados em outros países.
Pau Relat, presidente do Conselho de Administração da Fira de Barcelona, destacou que esses resultados consolidam o caminho de crescimento da instituição.
Ainda: refletem sua força econômica, aumentam sua presença internacional e reforçam sua posição de liderança no competitivo mercado europeu de feiras.
Ele também demonstrou satisfação pela renovação do cargo, que ocupa desde 2018, impulsionando, após o difícil período da pandemia, uma das fases mais bem-sucedidas da instituição.
Para Constantí Serrallonga, diretor-geral da Fira, 2024 foi um ano extraordinário, com receitas recordes e grande atividade, tanto em número quanto em relevância dos eventos realizados em suas venues.
“Isso demonstra o sucesso da nossa visão estratégica, excelência operacional e esforço conjunto, em um ano que apresentou novos desafios, como a gestão do Circuit de Barcelona-Catalunya a partir de 2025, que se soma aos grandes projetos de infraestrutura já em andamento”, disse.
“Este balanço significativo confirma que a Fira possui uma sólida e recorrente carteira de feiras e congressos, muitos deles referências mundiais, além de grande capacidade de atrair novos eventos líderes que escolhem Barcelona e a Fira para crescer”, completou.
GRANDES FEIRAS DE TECNOLOGIA, ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
Em 2024, destacaram-se eventos como MWC Barcelona, Alimentaria & Hostelco, Integrated Systems Europe (ISE), Smart City Expo World Congress, Seafood Expo Global e Hispack.
Ainda: os congressos das sociedades europeias de Oncologia Médica (ESMO), Cirurgia Refrativa e Catarata (ESCRS), Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID), Câncer Ginecológico (ESGO) e Medicina Intensiva (ESICM), entre outros.
Também foram relevantes os encontros de empresas tecnológicas como Gartner, SAP, HP e VMware; a convenção global do McDonald’s; a Conferência das Nações Unidas sobre o Decênio dos Oceanos; e muitos outros.
No exterior, além de gerenciar duas venues na China, a Fira coorganizou 13 feiras, incluindo Smart City Expo no Brasil, Argentina, México, Colômbia, EUA e China, e pela primeira vez na Arábia Saudita e no Chile.
Ainda: Alimentos Cuba e as primeiras edições de IOT Solutions World Congress e de Tomorrow.Blue Economy no Brasil, Tomorrow.Mobility no México e Alimentaria na China.
NOVAS FEIRAS EM 2025
As expectativas para 2025 também são muito positivas. A instituição espera superar os 300 milhões de euros em faturamento, mesmo em um ano sem feiras trienais.
Grandes eventos já estão programados, sobretudo nas áreas de tecnologia, alimentação e saúde, como MWC Barcelona, ISE, Smart City Expo World Congress, Seafood Expo Global e congressos mundiais sobre Câncer de Pulmão (WCLC), Esclerose Múltipla (ECTRIMS), Radiologia Cardiovascular (CIRSE), Reumatologia (EULAR) e Medicina Nuclear (EANM), entre outros.
Como novidade, serão realizados Vitafoods Europe e Labelexpo Europe, eventos líderes mundiais em alimentos nutracêuticos e impressão de etiquetas e embalagens, respectivamente.
A Fira também organizará o Padel World Summit e a feira Vibra, focada em bem-estar e saúde feminina. O calendário de 2025 também incluirá eventos como:
– Automobile Barcelona, Barcelona Bridal Fashion Week, Piscina Barcelona, Infarma, CineEurope, Shoptalk Europe, Barcelona Wine Week, IOT Solutions World Congress;
– Ibtm World e Gastronomic Forum Barcelona, além dos encontros corporativos de multinacionais como Gartner, HP, Workday e McKinsey.
INFRAESTRUTURA E SUSTENTABILIDADE
A partir de janeiro de 2025, a Fira assumirá a gestão do Circuit de Barcelona-Catalunya, diversificando sua atividade para além das competições de F1 e MotoGP, incluindo eventos culturais e musicais.
A transformação do recinto de Montjuïc será iniciada em 2025, tornando-o um espaço moderno e urbano, combinando feiras e novos usos.
O Hall Zero no Gran Via, com 60.000 m², estará concluído até 2027, destacando-se por design e sustentabilidade.