Fira de Barcelona pretende aumentar a sua atividade em 2022 com grandes eventos internacionais

Anúncio

A Fira de Barcelona prevê um ano 2022 de grande atividade nas suas instalações com a celebração de importantes eventos internacionais como Alimentaria, MWC Barcelona, ​​ISE, entre outros. 

A instituição reafirma seu papel de motor econômico e social já revelado ao longo de 2021 em que, antes da rentabilidade, tem priorizado a realização de feiras, embora de menores dimensões, com a cautela típica de uma situação ainda pandêmica.

A Fira também anunciou seus resultados econômicos de 2021, com um rendimento estimado de 60 milhões de euros, fruto da atividade concentrada na segunda parte do ano.

A Fira de Barcelona espera fechar o ano com receitas de 60 milhões de euros e um ebitda negativo de cerca de 10 milhões de euros, o que se explica pelo esforço feito na organização de eventos, mesmo à custa da rentabilidade, por serem de menor dimensão.

Anúncio

Pau Relat, presidente do Conselho de Administração da Fira, afirmou que “apesar da oscilante situação de pandemia, olhamos para 2022 com otimismo e cautela ao mesmo tempo, confiantes em poder celebrar, aplicando as medidas de prevenção pertinentes, o grande número de eventos planejados”.

Benchmarks internacionais

No total, mais de cinquenta eventos aconteceram nos locais de Montjuïc e Gran Via, incluindo ISE, MWC Barcelona, ​​4YFN, Automobile, Expoquimia, Smart City Expo, Tomorrow Mobility, Puzzle X, Piscina e Bem-Estar Barcelona, ​​Salón Náutico, BforPlanet, Fórum Gastronômico de Barcelona, ​​Bizbarcelona, ​​Saló de l’Ocupació, Caravaning, Manga Barcelona, ​​E-Show ou Ibtm World. 

Em relação à atividade desenvolvida no exterior, também muito afetada pelos efeitos da pandemia, a co-organização de Smart City Latam em Mérida (México) e Smart City Expo em Xangai, e Expo ANTAD & Alimentaria México, bem como a co -gerência de dois recintos de feiras na China.

A depende da evolução da pandemia, a Fira de Barcelona estima uma progressiva normalização do calendário e projeta a realização de cerca de 80 feiras e eventos.

Em alguns casos, a proposta digital será agregada ao formato presencial, no qual serão aplicadas as medidas de prevenção estabelecidas, a fim de ampliar sua projeção e impacto internacional.

 Entre eles estão:

–  MWC Barcelona, ​​a maior feira internacional do ecossistema de comunicações móveis, organizada pela GSMA, que acontecerá no final de fevereiro; 

– ISE, a mostra mais importante do mundo para a indústria audiovisual, que teve uma edição reduzida em Barcelona no último anos, depois de ter sido organizada até então em Amsterdam; 

– Alimentaria & Hostelco, que reúne uma das maiores ofertas do setor agroalimentar da Europa e que em maio pretende realizar um grande evento depois de ter adiado a edição prevista para 2021.

Além disso, a Fira também prepara outras feiras profissionais relevantes na área da alimentação, como a Barcelona Wine Week e o Gastronomic Forum Barcelona, ​​bem como outros importantes setores industriais como a embalagem e a impressão gráfica com Hispack e Graphispag; Smart City Expo World Congress, um evento líder em soluções urbanas inteligentes; e IOT Solutions World Congress dedicado a tecnologias transformadoras na indústria. 

Em 2022 também está contemplada a celebração de outras feiras de referência da instituição como Barcelona Bridal Fashion Week, Saló de l’Ensenyament y Futura, Salón Náutico, Liber, Bizbarcelona, ​​Saló de l’Ocupació ou B-Travel.

O calendário inclui ainda eventos marcantes organizados por outros operadores como a Seafood Expo Global / Seafood Processing Global, que até agora teve lugar em Bruxelas; o European Congress of Cardiology (ESC Congress), um dos mais importantes do mundo na sua especialidade, bem como os European Respiratory Medicine (ERS International Congress) and Education (EAIE); Ibtm World (turismo de negócios); VM World (TIC), sem esquecer outros eventos como o Sónar, Comic Barcelona, ​​Manga Barcelona ou SIL, entre outros.

Em relação à sua atividade externa, Fira planeja co-organizar no próximo ano a Smart City Expo Latam em Mérida (México) e a Smart City Expo em Doha, Curitiba (Brasil) e Xangai , e quatro eventos em Cuba sobre alimentação, construção, transporte e energias renováveis.

Na lista está ainda a Expo ANTAD & Alimentaria México, além da gestão de duas feiras na China e da concepção de um terceiro evento.

A estes eventos somam-se mais de 50 congressos e eventos programados no Centro Internacional de Convenções de Barcelona (CCIB), cuja gestão foi assumida pela Fira em novembro do ano passado.

Tendo em conta este importante planeamento de atividades, mas com a prudência exigida pela atual situação sanitária, a Fira de Barcelona fixou-se como objetivo atingir um volume de negócios superior a 170 milhões de euros em 2022. Em um contexto de plena atividade de feiras, a Fira gera na região um impacto econômico anual de 4.710 milhões de euros, com um Valor Acrescentado Bruto (VAB) equivalente a 1% do PIB da Catalunha, 35.000 empregos e 971 milhões em arrecadação de impostos.