Havana, Bogotá, México e Argentina são os próximos eventos da Fira de Barcelona na América Latina, onde a organizadora realizará feiras sobre cidades inteligentes, tecnologia, hotelaria e turismo.
Assim, com a HostelCuba e três novas edições da Smart City Expo, que se somam à realizada em março no Brasil, a instituição reforça sua presença no mercado sul-americano de forma a contribuir para a dinamização da economia local e a internacionalização de empresas espanholas.
Em maio são realizadas duas das feiras mais importantes do portfólio internacional da Fira de Barcelona deste 2023.
Trata-se do Smart City Expo Latam Congress, o principal evento da América Latina sobre inovação urbana que acontecerá na cidade mexicana de Mérida, e a HostelCuba, a feira internacional de equipamentos para hotéis, restaurantes e serviços turísticos que será realizada no recinto de feiras Pabexpo, em Havana.
Sob o lema “Projetos Viáveis, Impactos Reais”, a oitava edição do Congresso Smart City Expo Latam contará com a participação de mais de 300 cidades e 200 expositores, entre empresas e entidades.
O evento tem ainda agendado um congresso onde participarão mais de 300 especialistas que vão debater os principais desafios em 6 áreas do conhecimento: espaços urbanos, transformação digital, alterações climáticas e territórios sustentáveis, destinos inteligentes, sociedade conectada e cidades que cuidam.
Por sua vez, a quarta edição do HostelCuba viverá sua maior edição e ocupará todo o recinto de feiras cubano.
A feira, que este ano dará ênfase ao turismo sustentável e inclusivo, terá mais de 90 empresas expositoras, 80% estrangeiras – metade espanhola -, de países como Canadá, Chile, Estados Unidos, Itália, México, Holanda, Panamá, República Dominicana ou Suíça, e a presença de 3.000 compradores.
“A Fira de Barcelona é uma ponte entre a Europa e a América Latina que une projetos, ideias e empresas com o objetivo de promover inovação e negócios e estreitar laços entre dois dos principais mercados do mundo”, afirma o Diretor de Negócios Internacionais da Fira de Barcelona, Ricard Zapatero.
“Esse movimento reafirma o papel da Fira como ator relevante para revitalizar estes territórios e as suas cidades, bem como contribuir para a abertura de novos mercados aos nossos expositores”, completa.
EXPORTANDO A SMART CITY EXPO PARA O MUNDO
Outros eventos marcantes no calendário latino-americano serão a Smart City Expo Bogotá e a Smart City Expo Santiago del Estero.
A primeira será realizada de 31 de maio a 2 de junho na Corferias da capital colombiana com mais de 70 palestrantes e 60 empresas, enquanto a segunda retornará à cidade argentina após sua primeira convocação no ano passado, de 14 de maio a 16 de junho.
Estas são edições locais do principal evento mundial de smart cities, o Smart City Expo World Congress, que terá lugar no próximo mês de novembro em Barcelona.
Em março o Brasil também recebeu a sua edição em Curitiba, que reuniu mais de 12.000 visitantes e a participação de 120 palestrantes.
Além da atividade na América Latina, a ação internacional da Fira de Barcelona se completa este ano com mais 3 eventos: Smart City Expo USA (3 a 4 de outubro), Smart City Expo Doha (10 a 11 de outubro) e Smart City Shanghai Expo (12 a 14 de outubro).
Além disso, a instituição de feiras administra dois espaços na China que, este ano, receberão 71 eventos, e realizará outras ações de apoio e consulta a feiras internacionais.