A Fira de Barcelona também está vivendo um ano recorde em termos de suas atividades no exterior, com mais feiras e novos produtos do que nunca.
Durante 2024, está realizando 14 eventos, 8 dos quais são novos, em países como Estados Unidos, Argentina, Brasil, Colômbia, México, Chile, China e Arábia Saudita.
Também está intensificando as atividades nos dois locais que opera na China através de uma joint venture, enquanto continua a trabalhar para expandir seu portfólio internacional e seu prestígio como operadora de feiras comerciais.
Há mais de 10 anos, a expansão dos negócios estrangeiros da Fira faz parte de sua estratégia para contribuir para a internacionalização das empresas catalãs e espanholas.
Nesse sentido, destacam-se as edições internacionais do Smart City Expo World Congress, bem como outras importantes feiras organizadas em Barcelona, como a Alimentaria, Tomorrow.Mobility e IOT Solutions World Congress, exportando seu modelo para outros países.
Esta presença internacional oferece uma atividade intensa em 2024. Assim, neste primeiro semestre do ano, já realizou 6 eventos.
Entre as novidades, destacam-se as primeiras edições do Smart City Expo na cidade de Nova York (Estados Unidos) e Riad (Arábia Saudita).
A feira de cidades inteligentes também foi organizada pela quinta vez em Curitiba (Brasil), a maior até agora, com a participação de mais de 450 prefeitos, 50 países e 16.800 visitantes.
A segunda metade do ano começará com o Smart City Expo Latam Congress, um dos eventos mais consolidados no calendário internacional da Fira de Barcelona.
Mais de 300 municípios, 100 prefeitos e uma centena de instituições e empresas participarão do evento, que será realizado pela nona vez no México, na cidade de Mérida.
Em paralelo, será realizada a primeira edição do Tomorrow.Mobility, a exposição sobre novos sistemas de mobilidade urbana sustentável.
O Smart City Expo também será organizado novamente em Bogotá e Doha e será realizado pela primeira vez em Santiago do Chile e na cidade chinesa de Hangzhou.
É na China, na cidade de Chengdu, que a primeira edição da Alimentaria será realizada pela primeira vez neste país em setembro próximo.
E no Brasil, a Fira está lançando dois novos eventos, Tomorrow.Blue Economy, em dezembro, em Niterói (RJ), e IOT Solutions Congress, que aconteceu na primeira semana de junho em São Paulo.
Além disso, a Fira continua a co-organizar eventos anualmente na ilha de Cuba e este ano realizou a quarta edição do Alimentos Cuba.
“A intensa atividade no exterior deste ano reforça nossa estratégia e demonstra a boa reputação que a Fira de Barcelona tem no mundo”, celebra Constantí Serrallonga, diretor da organizadora.
“Ao longo de dez anos, consolidamos nosso posicionamento internacional com o objetivo de ser útil para as empresas e ajudar a abrir novos mercados e construir pontes com países de grande dinamismo e oportunidades”, completa.
CHINA, UM MERCADO ESTRATÉGICO
Outra área de negócios que também está em crescimento é a gestão de centros de exposições internacionais, como os dois que a empresa opera na China através da joint venture Greenland – Fira, assinada com uma das maiores empresas de construção do mundo.
São o Xuzhou Greenland Huaihai International Expo Center e o Nanchang Greenland International Expo Center, dois locais que juntos têm uma área de exposição total de quase 240.000 metros quadrados e que este ano devem sediar um total de 66 eventos.
Entre eles estão a 21ª edição da Exposição de Pecuária da China, que ocupa 190.000 metros quadrados de espaço de exposição no local de Nanchang, e a quarta Exposição Internacional de Automóveis Inteligentes e Novas Energias nas instalações de Xuzhou.