A 34ª edição da Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para Indústria de Alimentos e Bebidas – que ocorreu de 26 a 29 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo, chegou em seu último dia com seu melhor resultado já registrado com relação a qualificação do público visitante. Nos quatro dias de evento cerca de 38.600 pessoas puderam conferir as novidades dos 440 expositores e, também, as atrações oferecidas, como Fórum Fispal Tecnologia, Demonstrador da Indústria 4.0, Lab de Soluções, Lounge Inovação e a Arena da Cerveja Artesanal – que foi realizada pela primeira vez.
Apesar de não ter registrado um volume superior de visitantes na comparação com 2017, principalmente porque ocorreu em mês de Copa do Mundo e na semana em que aconteceu o jogo da Seleção Brasileira no mundial, a quantidade de representantes com poder de decisão de negócios das indústrias do setor de alimentação aumentou consideravelmente. “Eles foram atraídos pelo dinamismo da feira e, também, pela quantidade de inovações apresentadas”, diz Clélia Iwaki, diretora da Informa Exhibitions, empresa organizadora do evento. Em 2019, a Fispal Tecnologia, que completa 35 anos, ocorrerá entre os dias 25 e 28 de junho. A renovação de contrato dos expositores superou as expectativas da organização.
Retomada pela Informa Exhibitions nesta edição, a rodada de negócios também apresentou bom desempenho, com a movimentação de quase R$10 milhões em vendas de equipamentos. Em duas horas foram realizadas 89 reuniões que contaram com a presença de 15 expositores.
Arena da Cerveja Artesanal
Atenta a constante expansão do mercado artesanal de cervejas, a Informa Exhibitions trouxe pela primeira vez a Arena da Cerveja Artesanal – que consiste na apresentação de palestras com informações importantes acerca de como montar ou gerenciar uma fábrica artesanal de cerveja. Entre os conteúdos abordados estavam: gestão, diferencias de produtos, produção e ingredientes. Segundo Luis Fernando Amaro, do Instituto da Cerveja Brasil (ICB) parceiro da realização do projeto, o público superou as expectativas. “Foram mais de 100 pessoas visitantes por dia interessados em informações sobre mercado, produção e inovações disponíveis para este segmento”, revela. E não é para menos: o mercado de cerveja brasileiro produz anualmente 13 bilhões de litros e é considerado o terceiro maior do mundo. Neste contexto, a cerveja artesanal já representa 1% deste volume e 2,5% do faturamento total. Por causa do sucesso deste ano, a Arena da Cerveja Artesanal já está confirmada para a 35ª edição da Fispal Tecnologia que ocorrerá em 2019.
Fórum Fispal Tecnologia
Considerado um importante canal de conhecimento e já consagrado entre os visitantes, o Fórum Fispal Tecnologia contou com cerca de 500 pessoas nos dois dias de apresentações. Entre os temas de palestras que mais chamaram a atenção, destaque para os que abordaram a Indústria 4.0 e apontaram as mudanças que o setor de alimentos e bebidas estão passando para implantar este conceito de manufatura avançada. Neste ano, marcaram presença empresas como BRF, Nestlé, Coca-Cola, Bauducco, Heineken, Kraft Heinz, Tetra Park, entre outras. No próximo ano, o Fórum apresentará surpresas para comemorar os 35 anos da Fispal Tecnologia.
Demonstrador da Indústria 4.0
A parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) trouxe para SP Expo uma nova versão do Demonstrador da Indústria 4.0 que reuniu conceitos nunca antes aplicados em uma feira, como Digital Twin e Realidade Aumentada. O projeto recebeu a participação de muitos visitantes interessados em conhecer a futurística linha de produção que entregou uma lata de granola com muitas possibilidades de personalização.
Além de apresentar as inovações na manufatura, o IMT ofereceu aos representantes de micro, pequenas e médias indústrias de Alimentos e Bebidas a possibilidade de receber uma consultoria gratuita durante seis meses. As empresas que receberam o apoio do Instituto na edição passada da Fispal Tecnologia, também estiveram no evento e puderam explicar mais sobre os benefícios decorrentes do atendimento.
Para o Professor Ari Costa, que esteve à frente do projeto, esta parceria de sucesso com a feira continuará com mais surpresas para a próxima edição. “Superamos nossa expectativa e recebemos diversos visitantes com bom nível de entendimento bem elevado da tecnologia. Além disso, cerca de 100 empresas se candidatam para receber a consultoria gratuita para solucionar seus problemas. Em 2019, voltaremos com um demonstrador ainda mais revolucionário”, conclui.
Atrações
Sempre atenta em proporcionar inovações e conteúdo que apresentam soluções para a indústria de alimentos e bebidas, a Fispal Tecnologia em parceria com ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) realizou o Lounge ABRE da embalagem onde foram realizadas diversas palestras pensadas justamente para trazer alternativas que geram mais produtividade para a indústria. Com duração de 20 minutos, as apresentações realizadas por fabricantes de matéria-prima, agências de design e entre outros, atraíram, nesta edição, uma média de 15 expectadores por palestra. Para Isabella Salibe, gerente Comercial e de Marketing, este número superou as expectativas. “Registramos uma média de 150 participantes por dia que foram atraídos principalmente porque os temas abordados são sensíveis às necessidades atuais da indústria, como, por exemplo, a busca por soluções em embalagens que visam a redução do desperdício”, comenta Isabella.
Outra atração que ganhou destaque durante os quatro dias da feira foi o Lounge Inovação idealizado pelo Instituto de Tecnologia SENAI. Nesta edição, os profissionais trouxeram 10 projetos de produtos inovadores à disposição para comercialização. De acordo com Estebe Ormazabal Insausti, diretor do Instituto, o número de projetos deste ano foi maior do que a edição passada. “Este aumento deve-se, principalmente, ao sucesso desta ação que foi realizada pela primeira vez em 2017. Ainda não fizemos o balanço, mas verificamos que a lista de empresas interessadas em adquirir estes produtos praticamente dobrou”, comemora.
O SENAI também levou o Lab de Soluções à Fispal Tecnologia. Esta ação que iniciou em 2017 tem como objetivo fomentar a inovação tecnológica e consiste em promover desafios que necessitam de soluções para alavancar a produtividade das empresas. Funciona da seguinte forma: quatro meses antes da feira, empresas acessam o site do Instituto e cadastram “um desafio” que deve ser resolvido por especialistas técnicos. “O número de cadastrados saltou de 10 em 2017 para 40”, revela Insausti.