FITUR 2024 reflete o crescimento do setor turístico global com números recordes

Anúncio

A Feira Internacional de Turismo, FITUR, que será realizada em Madrid de 24 a 28 de janeiro, organizada pela IFEMA MADRID, reflete em sua 44ª edição o crescimento experimentado nos últimos meses pela indústria turística nacional e internacional, estabelecendo as bases para a consolidação do setor em 2024.

Um evento que abre o calendário internacional de feiras de turismo e consolida sua posição de liderança com o apoio de todos os agentes públicos e privados da cadeia de valor da indústria do turismo, com previsão de números recordes em todos os seus parâmetros, incluindo um total de 9.000 empresas participantes, 152 países e 806 expositores titulares que apresentarão suas ofertas em 9 pavilhões, um a mais do que em 2023.

Além disso, a resposta positiva do setor à FITUR sugere também excelentes números de participação, com estimativa de alcançar 150.000 profissionais de quarta a sexta-feira e 100.000 visitantes do público em geral durante o final de semana.

Todas essas cifras se traduzirão em um significativo impulso econômico para Madrid, com uma estimativa de 430 milhões de euros em receitas que terão impacto direto em setores como transporte, hotelaria, restaurantes, comércio, lazer e cultura.

Anúncio

Com esses excelentes dados, a FITUR mantém sua sólida orientação para negócios, com três dias exclusivos para profissionais e uma extensão adicional para os viajantes no final de semana, abrindo suas portas para o público em geral.

Entre as novidades de 2024, destaca-se a participação especial do Equador como País Parceiro da FITUR, que terá uma presença significativa na Feira, assim como a incorporação da Sustentabilidade como eixo transversal de toda a oferta turística e das seções da feira.

FITUR CRESCE EM INTERNACIONALIDADE

A FITUR 2024 é marcada pelo notável crescimento da feira. Destaca-se o aumento em relação a 2023 na área de exposição.

Para 2024 tem a  com a adição de um pavilhão a mais, totalizando 9, e a participação direta de expositores titulares com estande, que nesta edição chega a 806, representando um aumento de 7% em relação à edição anterior.

Além disso, destaca-se o crescimento da participação internacional, um dos parâmetros mais importantes para a FITUR, reunindo em 2024 um total de 152 participações de países, incluindo 96 representações oficiais de destinos.

Todas as áreas da FITUR crescem tanto em área quanto em número de expositores, e, junto com a sustentabilidade, a inovação desempenha um papel de destaque no setor turístico, projetando-se na FITUR.

As empresas turísticas tecnológicas, reunidas sob o guarda-chuva da Travel Technology no Pavilhão 8, crescem 23% e se aproximam da marca de cem.

Juan Arrizabalaga, diretor-geral da IFEMA MADRID, afirmou que a FITUR é uma das grandes vitrines não apenas de nossa casa, mas também da Marca Espanha.

“É um orgulho que a cada ano reafirma sua posição de liderança, não apenas pelo aumento de suas cifras e geração de negócios, mas também pela contribuição intangível de valor, conhecimento e boas práticas em sustentabilidade para o setor”, disse.

“Sem esquecer o impacto econômico que gera em seu entorno como um dos grandes protagonistas da indústria do turismo”, completou.

A ESPECIALIZAÇÃO DA FITUR E A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DE SUAS DEZ SEÇÕES

A FITUR continua avançando em sua especialização, contribuindo para impulsionar os segmentos que desenvolveram uma estratégia turística em torno de sua atividade.

A principal novidade é a criação, junto com a IMPULSA IGUALDAD, da FITUR 4all, que promoverá o desenvolvimento do turismo acessível e visibilizará iniciativas de destinos e empresas nesse âmbito, através dos I Prêmios FITUR 4all.

Também é digno de nota o compromisso da FITUR Sports, organizada em colaboração com AFYDAD e com o patrocínio global da FRANCIA OLÍMPICA Y DEPORTIVA.

Esta seção amplia conteúdos, duração e participação, mostrando como o turismo esportivo impulsiona o turismo sustentável.

Além disso, será possível conhecer todas as novidades em diferentes áreas, como:

– FITUR Techy, criada junto ao ITH, onde a inteligência artificial, a economia de dados e os desafios da indústria hoteleira serão protagonistas;

– FITUR Cruises, desenvolvida com a CRUCEROADICTO, mostrará o compromisso dos cruzeiros com a sustentabilidade ambiental, a proteção dos destinos e o impacto positivo em suas comunidades;

– FITUR LGTB+, segmento que engloba mais de 10% dos turistas a nível mundial, mostrará a diversidade e a inclusão;

– FITUR Woman, em colaboração com WOMEN LEADING TOURISM e o patrocínio de SEVILHA, alinhada com o ODS 5, contribui para a promoção do liderança feminina;

– FITUR Know How & Export, espaço criado com SEGITTUR em colaboração com ICEX, para que as empresas turísticas espanholas mostrem seu potencial, produtos e serviços, contribuindo para a inovação no setor, e que este ano traz como novidade o concurso “The AI for Tourism Awards 2024”;

– FITUR Screen, que retorna com a SPAIN FILM COMISSION e conectará a indústria cinematográfica com a turística;

– FITUR Talent, organizada junto à EDUCACIÓN 3.0, se apresenta como um monográfico sobre talento, formação e capacitação profissional, com foco na convivência entre pessoas e inteligência artificial;

– FITUR Lingua, o espaço que aborda as oportunidades do turismo idiomático e seu papel na descentralização e desestacionalização do turismo, desenvolvido junto à FEDELE.

A estas dez seções, soma-se o Observatório de Sustentabilidade da FITUR, FITUR Next, que este ano conta com o patrocínio de ENRIQUE TOMÁS.

Além disso, a FITUR continuará avançando na digitalização, oferecendo todos os programas de palestras das seções via streaming e disponibilizando aos participantes profissionais a plataforma digital FITUR Live Connect.