O Flanders Expo, um dos quatro locais operados pela organizadora de eventos Easyfairs Belgium, continua investindo em sua infraestrutura digital, equipando o espaço com uma rede 5G e tecnologia WiFi 6.
Após inovações anteriores, como a aquisição de telas digitais em 2024, este projeto marca uma nova fase na jornada de sustentabilidade da empresa, que busca reduzir pela metade suas emissões de CO₂ até 2030.
O investimento torna a Flanders Expo um participante ainda mais atrativo no mercado internacional de congressos e eventos.
O Visit Flanders está apoiando o projeto com o objetivo de incentivar mais organizadores a considerarem a Flandres para sediar congressos e eventos.
A instalação de uma rede privada 5G, em colaboração com a parceira Proximus, e da tecnologia WiFi 6, através da Citymesh, teve um custo total de €220.000.
O Visit Flanders ajudou a financiar o projeto com um subsídio de €75.000. Stefanie Roels, Gerente do Local do Flanders Expo, comentou sobre a novidade:
“O WiFi 6 e o 5G garantirão que você esteja sempre mais rápido, seguro e conectado na Flanders Expo, independentemente do número de visitantes presentes.”
Com isso, a empresa espera não apenas melhorar o conforto digital de todos os seus públicos, mas também diferenciar o Flanders Expo da concorrência por meio de uma infraestrutura digital de ponta.
O Flanders Expo será o primeiro espaço de eventos com uma rede privada 5G totalmente própria e acredita que isso atrairá novos organizadores de congressos e eventos que necessitam de conectividade estável.
Dessa forma, a Easyfairs Belgium se posiciona como uma líder no setor, fortalecendo sua posição no mercado (internacional).
APOIO DO VISIT FLANDERS
Ghent é um destino turístico com uma rica história e cultura vibrante. No entanto, o espaço multifuncional do Flanders Expo muitas vezes é ignorado por organizadores de congressos nacionais e internacionais.
“Isso representa uma oportunidade perdida para atrair empresas e federações para a cidade”, afirma Peter De Wilde, CEO do Visit Flanders.
“Experiências inovadoras e digitais definitivamente conferem uma vantagem competitiva a um espaço multiuso como a Flanders Expo. Uma iniciativa que temos o prazer de apoiar”, completa.
De acordo com Alain D’haese, COO e Chefe de Locais da Easyfairs Belgium, a empresa planeja ainda mais projetos impressionantes de digitalização.
“A transição para essas redes nos permitirá realizar ainda mais investimentos digitais no futuro, como integrar sinalização digital e orientação de visitantes às telas digitais que já foram adquiridas em 2024”, aponta.
“A digitalização, portanto, é um componente essencial para oferecer uma experiência sustentável em congressos”, finaliza.
A Easyfairs assinou o compromisso “Net Zero Carbon Events” em 2021, com o qual pretende reduzir pela metade suas emissões de gases de efeito estufa até 2030 e se tornar completamente neutra em energia até 2050.