Food ingredients South America 2023 reforça seu compromisso com a sustentabilidade

Anúncio

A FiSA – Food Ingredients South America, que acontece de 8 a 10 de agosto no São Paulo Expo, reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao promover uma série de ações e iniciativas.

De acordo com a Informa Markets, organizada da feira, os projetos, as atrações e o operacional do evento vão contribuir com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. 

Uma das novidades é que, este ano, a FiSA não utilizará carpete nas ruas de circulação do pavilhão, redirecionando parte da verba que seria usada com o material para a doação de cestas básicas para o projeto social Padaria Escola Tiãozinho.

O projeto oferece qualificação profissional na área de panificação e confeitaria a 12 comunidades do entorno de Americanópolis, em São Paulo.

Anúncio

O propósito é a inserção no mercado de trabalho e oportunidade de desenvolver iniciativas individuais e coletivas para geração de renda.

 Outro destaque é o Espaço Azelis Vogler, projeto inédito da FiSA oferecido pelo patrocinador de sustentabilidade Vogler, que agora faz parte do grupo Azelis.

A atração tem o objetivo de contribuir para inovação e desenvolvimento de produtos ancorados nos pilares ESG, por meio de conteúdo, degustação e exposição de ingredientes e soluções com esse perfil, em conjunto com quatro parceiros que atuam com foco em sustentabilidade: AAK, Kerry, Innophos e Givaudan.

O projeto também contou com a parceria da montadora Octarte Arquitetura em Eventos, responsável pelo conceito estrutural do espaço, de forma consistente com o conceito de sustentabilidade da proposta.

Já na parte operacional, será reforçada a coleta seletiva de materiais orgânicos e recicláveis, com lixeiras coletoras estrategicamente distribuídas para que cada material separado.

Assim, o alumínio, plástico, papelão e vidro, poderão ser reinserido na cadeia produtiva, contribuindo para o correto destino dos resíduos e a diminuição do volume destinado aos aterros sanitários.

Além disso, no momento do credenciamento, a organização do evento incentivará a devolução de bags de plástico para que sejam higienizadas e reutilizadas em futuras feiras, evitando o desperdício de materiais e buscando ações mais sustentáveis.

A iluminação nos estandes e projetos também receberá uma atenção especial, sendo realizada exclusivamente com lâmpadas de LED.

Adicionalmente, será reforçado o compromisso com o reaproveitamento e reciclagem: 80% do material utilizado na montagem da feira será reaproveitado. Banners e totens de sinalização interna também estarão nessa leva.

A gerente do evento, Diane Coelho, reforça que a prática não se limita apenas à FiSA 2023, mas se estende a todos os eventos promovidos pela Informa Markets no Brasil.

“As questões de sustentabilidade têm sido cada vez mais relevantes no segmento de ingredientes e aditivos para a indústria de alimentos e bebidas”, aponta.

“Na FiSA, reconhecemos a importância de promover práticas sustentáveis com iniciativas que visam inspirar toda a cadeia produtiva a repensar, redesenhar e construir um futuro com impacto positivo”, completa.

Confira outras ações de sustentabilidade na FiSA 2023:

Green Lounge: Por meio de parcerias com as empresas “Fruta Imperfeita”, “Filtros Europa” e “Serenidade do Toque”, haverá distribuição de frutas consideradas comercialmente inadequadas – mas em perfeito estado de conservação para consumo.

Serão instalados pontos de água gratuitos para os visitantes matarem a sede. Bikes para recarregar celulares, áreas de descanso e coworking também são atrações.

Equidade de gênero: Para promover a equidade de gênero, haverá um ciclo de palestras comandado apenas por mulheres.

O “Women’s Networking Breakfast” contará com a participação de executivas em cargos de liderança no setor de alimentos e bebidas em painéis que abordarão a inovação e o impacto da liderança feminina na construção de uma cultura voltada para o cuidado das pessoas e do planeta.

O projeto terá 100% do valor da inscrição revertido para o projeto Padaria Escola Tiãozinho, e conta também com snacks oferecidos pela “Free Soul Food”.

A Free Soul nasceu para minimizar o impacto social e foi reconhecida em 2018 e 2019 pelo Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade por seus trabalhos com a população migrante, negra e feminina na cidade de São Paulo.

Mapa Interativo: A FiSA 2023 substituiu o mapa de bolso impresso pelo mapa digital, contribuindo para a redução do uso de papel e incentivando o uso de tecnologias sustentáveis.

Mobilidade Sustentável: A FiSA oferece transfer gratuito para visitantes da estação São Judas do metrô e Shopping Plaza Sul até a feira e vice-versa, incentivando a carona solidária para reduzir a emissão de gases poluentes.

O São Paulo Expo também é um pavilhão inclusivo, com rampas acessíveis, sanitários adaptados e piso tátil.

Além disso, a FiSA contratou pessoas com deficiência em parceria com o programa Almaroma.

Premiando a sustentabilidade: Nesta edição, O Fi Innovation Awards e o Start-Up Innovation Challenge, tradicionais prêmios promovidos pela FiSA, terão uma nova categoria (Inovação em Sustentabilidade), espelhada nos crescentes investimentos em ESG realizados pela indústria de alimentos e bebidas.

Poderão concorrer cases de inovação em ingredientes e trabalhos em Pesquisa & Desenvolvimento.

Em 2020, cerca de 27% dos valores aplicados por esse mercado foram direcionados para ESG, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Serviço

Data: 8 a 10 de agosto de 2023

Horário: terça à quinta-feira das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo

Site: https://www.fi-events.com.br/pt/credenciamento.html