A 25ª edição da Food Ingredients South America (FiSA), maior evento de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas, foi realizado na última semana, em São Paulo.
A feira teve como destaque ingredientes naturais e funcionais, além da sustentabilidade aplicada à inovação. Passaram pelo pavilhão cerca de 10 mil profissionais da indústria.
A grandiosidade do evento também se refletiu no número de empresas expositoras, que este ano cresceu 80% na comparação com o ano anterior, ampliando seu mix de soluções através de muitas empresas que participaram pela primeira vez nessa edição.
Foram 204 expositores, que representaram 800 marcas nacionais e internacionais, com a presença dos grandes players do setor.
Para Diane Coelho, gerente da FiSA, o evento se consolidou mais uma vez como o mais relevante do setor na América do Sul, oferecendo aos participantes uma imersão completa nas últimas novidades e tendências.
“Estamos extremamente satisfeitos com o encerramento bem-sucedido desta edição. Recebemos um grande volume de profissionais diretamente envolvidos no processo de decisão para inovação e desenvolvimento de produtos ao longo dos três dias”, afirma.
“Podemos afirmar que foi uma jornada repleta de aprendizado, conexões valiosas e oportunidades de negócios para os profissionais do setor de ingredientes para alimentos e bebidas”, completa.
Uma novidade marcou esta edição da FiSA: o Innovation Hub, um espaço integrado e exclusivo que reuniu as tradicionais atrações de conteúdo, networking e experiência, além de trazer projetos inéditos.
“O Innovation Hub desempenhou um papel fundamental em apoiar empresas de menor porte e startups, oferecendo a elas uma plataforma para ganhar visibilidade e acessar oportunidades valiosas”, reforça Diane.
“Ao dar espaço para esses empreendedores e suas ideias inovadoras, a FiSA reforça seu compromisso em promover a diversidade e a criatividade no setor de ingredientes alimentícios”, acrescenta.
Dentro do hub, uma das atrações mais elogiadas foi o Tasting Experience, um espaço de degustação aberto a todos os visitantes, que tiveram a oportunidade de explorar e saborear uma variedade de produtos que representam as mais recentes tendências, lançamentos e novidades do mercado.
Foi uma experiência sensorial única que permitiu experimentar em primeira mão as deliciosas criações que vão movimentar a indústria de alimentos e bebidas nos próximos anos.
No Plant Based Experience, produtos que ainda nem chegaram às prateleiras dos supermercados surpreenderam os visitantes.
SUSTENTABILIDADE COMO PILAR CENTRAL
A Fi South America ampliou seu compromisso com os pilares do ESG este ano, com iniciativas sustentáveis que foram desde o operacional no pavilhão até os temas escolhidos para o congresso.
No pavilhão, os 6.500m² de carpete do evento se transformaram em ação solidária e parte do valor que seria gasto com essa compra foi doado ao projeto social Padaria Escola Tiãozinho, que oferece capacitação profissional à população carente, ajudando na inserção no mercado de trabalho.
Outro destaque foi o Prêmio Estande Sustentável, que reconheceu e celebrou os esforços das empresas expositoras em direção à adoção de práticas mais eco-friendly, promovendo um ambiente de conscientização e ação em prol da preservação ambiental.
Além disso, o Summit Future of Nutrition trouxe à tona discussões relevantes sobre a importância de um olhar sustentável ao longo de toda a cadeia de alimentos, ressaltando a interligação entre nutrição e preservação das florestas.
Os painéis enriqueceram o entendimento sobre os superalimentos amazônicos e a busca por alternativas sustentáveis na produção de colágeno.
Outra grande atração da FiSA 2023 na área da sustentabilidade foi o espaço Azelis Vogler, realizado em conjunto com AAK, Kerry, Innophos e Givaudan.
Régis Inácio, gerente de Marketing da Azelis Vogler, reforçou o alinhamento entre promover o espaço e a busca da empresa por negócios de impacto positivo para a agenda ESG.
“A ideia de apresentar o estande com essa pegada de ESG foi muito bem-sucedida, inclusive, vamos tentar levar para o próximo ano. Demos um primeiro passo e acho que agora não vamos mais poder voltar atrás”, aponta Régis.
“Temos que investir, acreditar mais no projeto, buscar novas parcerias e, com isso, conseguir trazer essa conscientização para o público de um modo geral”, conclui.