O Fórum de Turismo 60+, que acontece na próxima segunda-feira, 13 de maio, no hotel Tivoli Mofarrej, entrou para o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.
O marco reforça o compromisso do evento e a importância do setor em olhar para o turismo focado na terceira idade.
Há poucos dias, o Fórum foi apresentado Câmara dos Vereadores da capital paulista, em reunião da Comissão de Apoio e Desenvolvimento do Turismo, Lazer e Gastronomia.
O evento, que espera receber mais de 300 visitantes, está em sua segunda edição e promete grandes novidades, incluindo a presença de especialistas de mercado.
Eles trarão insights valiosos, e personalidades 60+, que contribuirão para uma reflexão necessária em relação ao aumento dos turistas com mais tempo livre e com possíveis necessidades de atendimento diferenciado.
“Estamos extremamente felizes com essa notícia. Estamos conseguindo alçar voos maiores em pouco tempo”, comemora Ana Melo, idealizadora do evento.
Além de personalidades como Bruna Lombardi e Helô Pinheiro, a programação conta com nomes importantes do turismo, entre eles:
– Guilherme Paulus, fundador da CVC, e Arnaldo Franken, CEO do Grupo Arbo, e workshops para apresentar as novidades dos destinos que já estão preparados para receber o público 60+.
“O turista sênior busca novos destinos que oferecem conforto e até uma dose de aventura para sua viagem”, explica Ana.
“No Mato Grosso do Sul, por exemplo, já é possível acessar o lago subterrâneo do Abismo Anhumas com um rapel elétrico, que leva pessoas com deficiência (PcDs) ou com mobilidade reduzida pelos 72 metros de paredões em apenas alguns minutos”, completa.
Uma pesquisa da Booking indica que 77% das pessoas com mais de 60 anos querem usar o tempo livre para viajar. Olhando para os números, constata-se como esse público é numeroso.
Somente no estado de São Paulo, são cerca de 6 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais, o que equivale a 34 milhões de pessoas, cerca de 18% de toda a população da terceira idade no Brasil.
“O setor e os agentes de viagem precisam olhar com carinho e atenção esse público, que busca experiências focadas e personalizadas”, indica.
“Os destinos precisam de atualizar e apresentar roteiros e experiências que atendam à necessidade do turista sênior. O turismo por inteiro sai ganhando”, finaliza Ana.