O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou na última terça-feira (11/08), a prorrogação até 30 de outubro da proibição de eventos envolvendo mais de 5.000 pessoas. A medida vem após o agravamento da situação epidêmica na França. Anteriormente a previsão era de liberação no dia 1º de setembro.
A decisão foi tomada depois que a França registrou mais de 5 mil novos casos do novo coronavírus Sars-CoV-2 entre sexta (7) e segunda-feira (10), de acordo com o último balanço. Para ele, o retorno do surto colocará novamente em situação de tensão todo sistema de saúde francês, a economia, o sistema educativo e nossa vida coletiva e cultural.
Segundo Castex, os prefeitos terão a possibilidade de retirar a proibição depois de verificarem o estrito cumprimento das instruções médicas. Em todo caso, no entanto, ele ressaltou que não se pode esperar nada das estruturas públicas, todos devem exercer a sua parte de responsabilidade.
O primeiro-ministro apelou às prefeituras para ampliar a obrigação do uso de máscaras protetivas e locais públicos abertos. “Se nós não reagirmos de forma coletiva, vamos nos expor a um risco elevado de uma retomada epidêmica difícil de controlar”, alertou.