Desde o começo do ano, a FRANCAL fez uma série de participações em eventos internacionais de calçados, e o resultado não poderia ser melhor. Importadores de várias partes do mundo manifestaram interesse em visitar o evento brasileiro em busca de negócios com o que há de melhor na indústria nacional.
Ao referir-se à IFLS (Colômbia), GDS (Alemanha) e theMICAM (Itália), que aconteceram nas duas primeiras semanas de fevereiro, o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala conta: “Levamos a estes eventos a bandeira do design, da qualidade e da competitividade do calçado brasileiro, e ampliamos efetivamente o conhecimento do mercado externo sobre nossa feira”.
Segundo o executivo “é a vez de os empresários brasileiros aproveitarem o bom momento para as exportações e a grande presença de compradores do mundo todo na FRANCAL para alavancarem suas vendas para o mercado externo”.
Abdala lembra que a indústria calçadista nacional tem tradição em vender para o exterior desde a década de 1970, e que o produto que chega a cerca de 150 países, é reconhecido por sua qualidade e design. “Este é o momento de o Brasil voltar a exportar”.
As ações para potencializar a visita de importadores não se restringiu à participação nas feiras internacionais. Ao contrário, esta é apenas parte de uma ampla estratégia intensificada no ano passado, quando a FRANCAL anteviu o cenário favorável às exportações que se desenhava.
Os planos envolvem, entre outros, marketing direto com importadores de todos os continentes, cortesia de hospedagem para compradores indicados pelos expositores exportadores e a criação de uma área exclusiva para fabricantes que já exportam ou querem começar a exportar. Os estandes do espaço batizado de “Exporta+” terão montagem especial e custos diferenciados, para possibilitar a participação de um maior número de empresas.
Abdala adianta que a FRANCAL vai promover, no final de março, encontros com fabricantes exportadores de pelo menos dois importantes polos calçadistas, Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS). “Os encontros são chamados de Warm Up Francal e Potencial do Mercado Árabe .Vamos apresentar o grande potencial comprador daquela região e incentivar os empresários virem para nossa feira e aproveitarem essa grande oportundiade de fazer negócios”.
Da mesma forma que a FRANCAL, fabricantes brasileiros marcaram forte presença nos eventos mundiais em fevereiro, alguns de forma individual e a grande maioria apoiada pelo Brazilian Footwear, programa de promoção a exportações desenvolvido em parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A IFLS contou com 28 marcas nacionais; a GDS, com 25 e a theMICAM, com 69. Estas empresas souberam aproveitar esta janela de oportunidades com o mercado externo e já começam a colher os resultados. De acordo com a Abicalçados, o volume de negócios imediatos nos três eventos soma quase US$ 16 milhões, com expectativa de faturar mais US$ 55 milhões nos próximos seis meses.
Segundo Abdala, estas empresas já estão engajadas nos esforços de atrair para a FRANCAL os compradores com quem tiveram contato nas feiras internacionais, a fim de dar continuidade e até mesmo ampliar as negociações. “Estes fabricantes entendem que este é o momento para alavancar as exportações, e que na FRANCAL terão oportunidade de vender para mercados do mundo todo ao longo de quatro dias”.
A FRANCAL 2016 – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – acontece de 26 a 29 de junho no Anhembi, em São Paulo.
Serviço:
FRANCAL 2016 – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios
Data: De 26 a 29 de junho
Horário: das 10h às 20h (dia 29, das 10h às 17h)
Local: Anhembi – São Paulo
Promoção/Organização: Francal Feiras
Apoio Institucional: ABICALÇADOS – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, ABLAC – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados, ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artefatos de Viagem e SINDIFRANCA – Sindicato da Indústria de Calçados de Franca
Informações: (11) 2226-3100 / www.feirafrancal.com.br
Instagram: @francal / Twitter: @feirafrancal / Facebook: feirafrancal / Google+: Feira Francal
ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR. PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS, MESMO ACOMPANHADOS.
Fonte: Primeira Página