A dois meses do início da Francal 2014 – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, entre os dias 15 e 18/07, em São Paulo, a Francal Feiras intensifica suas ações com o mercado e prospecta mais uma edição de bons negócios para toda a cadeia do calçado.
O presidente Abdala Jamil Abdala garante que o evento vai atender a expectativa de fabricantes e lojistas de alavancar os negócios do segundo semestre, considerado o mais importante para o setor.
As coleções da temporada primavera-verão, lançadas na Francal, chegam a abastecer o varejo por até nove meses.
Para atrair o maior número possível de lojistas à feira de negócios e alcançar os bons resultados esperados, a promotora vem atuando em várias frentes.
Uma ação recente envolveu os representantes comerciais, categoria responsável por grande parte da intermediação entre indústria e varejo.
O evento “A Francal dá bola pra você” reuniu profissionais de todas as regiões brasileiras no Museu do Futebol, em março, e conquistou a adesão da categoria.
“Temos agora um time de 71 Representantes Comerciais motivados e comprometidos em nos ajudar nessa missão de atrair os lojistas para a feira”, conta Abdala.
“A Francal é uma oportunidade que o lojista tem de conhecer antecipadamente os lançamentos. Como o mercado é supercompetitivo, o lojista não pode hoje ser dar o luxo de não estar bem informado”, defende o representante de Belo Horizonte (MG), Ronaldo Mendes de Souza.
Como reforço ao engajamento dos representantes comerciais, a Francal está organizando caravanas de lojistas de 15 cidades num raio de 300 km de São Paulo. Numa parceria com o Sebrae, outras caravanas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais, entre outros Estados, também vão trazer lojistas à feira.
“A Francal vai crescer cada vez mais, e eu posso dizer com certeza que vou ajudar de todas as maneiras possíveis”, garante Jorge Medeiros, representante de Fortaleza (CE).
Hospedagem Garantida
A Francal 2014 começa dois dias após o término da Copa do Mundo, e será o primeiro grande evento de negócios no Brasil depois do Mundial. Abdala enxerga nisso uma oportunidade adicional: “A necessidade de renovação dos estoques do varejo de calçados será ainda maior do que em anos regulares.”
Para o executivo, a proximidade com o evento esportivo não vai representar problema para abrigar os milhares de visitantes do Brasil e do Exterior que vêm anualmente à feira. “São Paulo terá ociosidade na hotelaria e já estão programados voos extras.”, declara Abdala.
A afirmação tem por base levantamento do Fórum de Operadores Hoteleiros no Brasil (Fohb), entidade que representa importantes redes hoteleiras nacionais e internacionais com atuação no País.
De acordo com os números de 12 redes associadas, que somam mais de 17 mil unidades habitacionais na cidade, há uma média superior a 50% de vagas disponíveis em dias de jogos importantes na Capital.
Além disso, a Francal bloqueou 1.500 apartamentos para garantir a hospedagem de lojistas e representantes comerciais a um preço abaixo do praticado pela rede hoteleira da cidade. No total, são 11 hotéis de localização estratégica e com traslado gratuito de ida e volta para o pavilhão do Anhembi no período da feira.
“Nossos visitantes podem ficar tranquilos. Não faltarão hotéis nem voos para a Francal 2014. Como acontece há 46 anos, a feira será o grande encontro do setor, o melhor ambiente para a realização dos negócios que vão movimentar a indústria e o varejo de calçados por todo o segundo semestre”, confirma Abdala.
A Feira
A Francal é a feira de negócios mais importante e rentável do ano para a cadeia coureiro-calçadista. É palco oficial dos lançamentos das coleções primavera-verão, a temporada mais longa para o setor.
As coleções apresentam uma enorme diversidade de modelos e são renovadas constantemente de agosto a março, impulsionando de forma contínua os negócios do varejo nacional no período.
Com cerca de 1.000 expositores de todos os portes – desde os maiores fabricantes de calçados do País até pequenos e médios calçadistas, grifes de renome internacional e birôs de moda voltados a produtos de maior valor agregado – a Francal oferece uma enorme variedade de calçados, bolsas, malas, mochilas, cintos e artefatos de couro, acessórios e bijuterias para atender os diferentes tipos de varejo.
A expectativa é receber 60 mil lojistas e profissionais do setor de todos os Estados brasileiros e de mais de 70 países dos cinco continentes.