A holding de Abu Dhabi ADQ apresentou uma oferta à Abu Dhabi National Hotels Company para fundi-la com sua Abu Dhabi National Exhibitions Company (ADNEC) e criar um dos maiores grupos de hospitalidade, eventos e catering da região.
O grupo combinado teria ativos de aproximadamente Dh20bn ($ 5,45bn) e compreende 28 hotéis próprios e operados com um total de 6.700 quartos, três centros de exposição (em Abu Dhabi, Al Ain e ExCeL London), bem como várias empresas de catering.
“Esta oferta proposta oferece uma oportunidade única de criar valor ao reunir dois grandes participantes do setor de hospitalidade e eventos de Abu Dhabi”, disse Mansour AlMulla, diretor de investimentos alternativos e fusões e aquisições da ADQ.
Ele acrescentou que a empresa combinada se beneficiaria de maior escala, novas oportunidades de receita e uma estrutura de capital aprimorada que a posicionará bem para crescimento futuro.
Como parte da proposta, o ADNH emitirá para a ADQ um instrumento conversível que se converterá em 1,2 bilhões de ações ordinárias no capital da ADNH.
A oferta implica um valor patrimonial de aproximadamente Dh3,93 bilhões para a ADNH, dando à ADQ pouco menos de 55% da participação da empresa.
A exigência de aprovações regulatórias necessárias provavelmente significará que a transação poderá ser concluída durante o segundo semestre de 2021.
Criada em 2018, a ADQ possui um portfólio que inclui a Abu Dhabi Power Corporation, Aeroportos de Abu Dhabi, Portos de Abu Dhabi, Etihad Rail, Seha, seguradora Daman, empresas de mídia Abu Dhabi Media e twofour54 e Abu Dhabi National Exhibitions Company, entre outras.
Em relação aos hotéis: Grande Canal Ritz Carlton Abu Dhabi, o Sofitel Jumeirah Beach, o Le Meridian Abu Dhabi e o Address Dubai Mall, entre outros.
O portfólio da ADNEC inclui ainda: centro de convenções e exibições ExCeL London de 100 acres nas Docklands de Londres, Centro de Convenções Al Ain, Aloft London ExCeL, Aloft Abu Dhabi, Andaz Capital Gate Abu Dhabi e Anantara Sir Bani Yas Island Abu Dhabi Resort.