A primeira reunião temática da 23ª edição do Futurecom promoveu a interação da comunidade que acompanha o evento para o debate em torno dos temas que estarão em destaque neste ano.
A experiência de 2020 foi bem-sucedida como primeiro grande encontro no meio digital que a Informa Markets organizou no Brasil.
Em 2021 o plano é de uma versão híbrida, mesclando a presença do público no pavilhão São Paulo Expo – 5 a 7de de outubro – e uma série apresentações, debates, business cases, lives e trilhas de conteúdo durante todo o ano.
Segundo Hermano Pinto, diretor do evento, a Futurecom é hoje a plataforma que impulsiona o ecossistema de tecnologias e conecta pessoas, negócios e indústrias com uma comunicação integrada que agrega vários eventos como Futurecom Xperience, Futurecom Digital, Futurecom Livecast, Digital Series e Minutos Corporativos.
O diretor esclarece que haverá uma grande quantidade de conteúdo gratuito e uma parte do congresso que será reservada ao público que adquirir credencial específica.
Uma novidade apresentada na reunião temática foi a plataforma Swapcard, integrada ao Futurecom Xperience.
É uma parceria global da Informa Markets com a Swapcard, plataforma desenvolvida especificamente para eventos híbridos que integra uma série de atividades, entre elas facilitar o networking para conectar pessoas de interesses comuns e proporcionar rodadas de negócios.
Entre as possibilidades de conteúdo gratuito está o Digital Series, reformatado agora em quatro blocos. Dedicado a trazer conteúdo com foco em conectividade, soluções de tecnologia e inovação, além de melhorar a experiência e o networking, o Digital Series teve como primeiro tema o Agronegócio.
Entre os vários convidados de renome que participaram do evento estão representantes do governo como Cleber Soares, diretor de Inovação do Ministério da Agricultura; Paulo Alvim secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC; e Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Nobel da Paz em 2020.
Na sequência, os próximos encontros Digital Series serão em 1º e 2 de junho, que contemplarão a área de indústria e automação; em 10 de agosto, com varejo, setor que sofreu grande transformação em função da pandemia; e o fechamento em 16 novembro sobe o tema Telco/Latam, que debaterá as perspectivas para 2022 na região latino-americana, principalmente com a implantação da infraestrutura de telefonia móvel 5G.
“Mantemos o objetivo de atrair quem promove a inovação tecnológica e as startups, inclusive expondo o Brasil como exportador de conhecimento”, explica Hermano Pinto.
Congresso
Plenárias e debates fazem do Futurecom o evento de tecnologia e transformação digital com prioridade na inovação e nas tecnologias que transformam a sociedade, na conectividade e na gestão de negócios.
O Future Congress conta este ano com painéis e palestras em 10 auditórios simultâneos, pautados sob os macrotemas Conectividade, Tecnologias para Ruptura Digital e Soluções de Transformação Digital.
Os visitantes terão a oportunidade de se atualizar com o conteúdo compartilhado por mais de 800 palestrantes nacionais e internacionais.
Entre os temas que farão parte da programação estão o 5G como motor de crescimento da economia e propulsora da digitalização, o papel da tecnologia de quinta geração no aumento de competitividade, a consolidação do 5G com inteligência artificial (AIoT), a era das novas oportunidades, aplicações e modelos de negócios e a hiperpersonalização da experiência do cliente, a partir da combinação cognitiva de IA e RPA.
Aliados ao congresso, haverá também eventos paralelos e pavilhões temáticos com novos palcos e trilhas de conteúdo de tecnologia que abrangem os setores financeiro, governamental, judiciário, segurança da informação, startups e empreendedorismo.