A 32ª edição da FuturePrint, o principal evento da América Latina para os segmentos de comunicação visual, impressão digital têxtil, serigrafia e sublimação, chegou ao fim.
Realizada entre os dias 10 e 13 de julho no Expo Center Norte, a feira superou as expectativas de seus organizadores, a Informa Markets Latam.
Com mais de 40.000 visitantes, a FuturePrint 2024 se consolidou como o principal evento do setor, proporcionando uma plataforma única para networking, aprendizado e fechamento de negócios.
Mais de 600 marcas expositoras participaram, ocupando os 30 mil metros quadrados do espaço, onde apresentaram suas últimas novidades e inovações.
O evento registrou um impressionante NPS (Net Promoter Score) de 85 entre os expositores, evidenciando a satisfação e o sucesso alcançado pelas empresas presentes.
Além disso, mais de 9.5 milhões em negociações de financiamentos e empréstimos foram abertas para pequenos empreendedores na Sala de Crédito, destacando a importância da feira como um impulsionador de negócios para quem está começando ou quer crescer neste mercado.
Os participantes tiveram acesso a mais de 100 horas de conteúdo gratuito, incluindo palestras, workshops e demonstrações práticas.
O Fórum FuturePrint reuniu renomados profissionais da área de comunicação visual, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre novas técnicas, inovação, gestão de negócios, empreendedorismo e tendências de mercado.
O Talks Future Têxtil apresentou soluções e possibilidades oferecidas pela impressão digital no setor têxtil.
A FuturePrint também contou com espaços dedicados à serigrafia e sublimação. O Serigrafia em Ação proporcionou demonstrações práticas das diversas técnicas e processos de impressão serigráfica.
Já o Sublimação em Ação explorou todas as facetas do segmento da sublimação, desde marketing e finanças até estratégias de vendas, oferecendo valiosas informações para os visitantes.
Pela primeira vez, a FuturePrint formou uma parceria inédita com o Instituto Focus Têxtil e a Brother para oferecer capacitação em design de estampas.
A iniciativa, que disponibilizou 20 vagas para dois cursos sequenciais focados nas técnicas modernas de estamparia digital e modelagem, destacando sua sustentabilidade.
As aulas foram ministradas no Istituto Europeo di Design (IED) e conduzidas por especialistas renomados como Walter Rodrigues, Lucius Vilar e Rita Comparato.
As peças finais serão expostas no Focus Fashion Summit, destacando a proposta de diversidade, inclusão social e sustentabilidade no setor de moda.
O Lounge dos Embaixadores, uma atração popular da edição anterior, retornou em 2024, proporcionando um ambiente propício para networking com figuras proeminentes do setor.
A feira manteve iniciativas como a reutilização de 80% dos carpetes, iluminação com lâmpadas de LED, incentivo à construção de estandes sustentáveis, coleta seletiva de materiais e apoio ao projeto “Quebrada Alimentada”, que distribui alimentos para famílias de baixa renda na Zona Norte de São Paulo.
A próxima edição já está agendada e será realizada entre 16 e 19 de julho de 2025. Mas desta vez em uma casa nova, o Distrito Anhembi, também em São Paulo.