Futuro e Sustentabilidade na Moda será tema da 2ª edição da Amarê Fashion

Anúncio

Com o tema o Futuro e a Sustentabilidade na Moda, a 2ª edição da Amarê Fashion – Semana de Moda Goiana terá inúmeras novidades reservadas para o segundo semestre de 2023.

O evento é realizado pelo Sebrae Goiás (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) junto com o Governo do Estado de Goiás e o Sistema Fecomércio Sesc Senac.

Acontecendo de 29 de agosto a 02 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, o objetivo fortalecer os negócios da moda goiana.

A expectativa é de um evento muito maior do que a primeira edição, conforme explica o diretor-superintendente do Sebrae Goiás Antônio Carlos de Souza Neto.

Anúncio

O executivo considera a Amarê Fashion uma importante forma de unir os diferentes atores da indústria da moda goiana e destacar o Estado de Goiás dentro do segmento.

“Cada vez mais, todos têm compreendido a importância de difundirmos a nossa moda não somente aqui, do nosso município, do nosso Estado, mas para todos os Estados do nosso país”, aponta.

“A Amarê tem esse propósito de, cada vez mais, fortalecer e colocar a moda com destaque nacional e internacional”, ressaltou Antônio Carlos durante o evento de lançamento.

Nesta edição, além de desfiles, exposições, rodas de negócios, palestras, talks, atrações artísticas, a Semana de Moda Goiana terá um programa voltado para causas sociais e sustentabilidade: o AmarÉ.

E um dos projetos deste programa é o apoio à Associação de Mulheres Kalunga de Monte Alegre, através da marca Tuya Kalunga, criada por mulheres da comunidade quilombola do Tinguizal.

Em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), os projetos Meninas de Luz e Tecendo o Futuro são outras ações do programa, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo. 

Outra ação é a apresentação do estudo de viabilidade do tratamento dos resíduos sólidos das facções têxteis em Goiânia, como forma de diminuir o impacto ambiental dessa produção de larga escala.

Também terá espaço garantido o Projeto de Artesanato de Goiás e as joias em prata de Pirenópolis, reconhecido em 2019 como Indicação Geográfica de Goiás graças ao levantamento histórico realizado pelo Sebrae Goiás.

O projeto será exposto com o objetivo de trazer o reconhecimento a essa confecção tradicional do Estado e ajudar os artesãos locais com seus empreendimentos.

Nesta edição quem assume a criação do novo conceito é o artista visual Danilo Itty, que já trabalhou com os festivais Vaca Amarela, Bananada e Goiânia Noise.

PROGRAMAÇÃO E DESFILES

A 2ª edição da Amarê Fashion tem como tema central o “Futuro”.

Responsável pela organização técnica e artística dos desfiles, incluindo casting e beauty, o Senac Goiás trará beauty e hair de renome internacional e prevê a realização de 21 desfiles.

Ainda: apresentação de até 20 looks por marca, sendo um deles do Concurso de Novos Talentos, projeção externa e ainda potenciais desfiles artísticos conceituais em outros espaços do CCON com marcas convidadas. 

Além de quatro Fashion Talks na Arena Central, a programação contempla quatro palestras master, rodada de negócios e palestrantes de renome nacional na abertura do evento.

Em 2022, na 1ª edição, foram realizados 16 desfiles com 28 marcas participando e público de 4 mil pessoas.

Vieram 15 caravanas com 655 empresários e foram gerados R$ 29,3 milhões em negócios e muito mais.

A Amarê Fashion conta ainda com uma programação intensa de apresentações artísticas e musicais em todos os dias do evento e praça de alimentação em parceria com a Abrasel.

Para garantir a participação do público de todo o Estado, o Sebrae Goiás disponibilizará caravanas saindo das regionais de Porangatu, Goianésia, Poços, Luziânia, Jataí, Rio Verde, entre outras. 

INCENTIVO AOS PEQUENOS NEGÓCIOS

Como forma de incentivar as marcas que estão começando no mercado da moda, dez vagas para o desfile na Amarê Fashion são reservadas exclusivamente para pequenos negócios.

Para se inscrever, basta entrar no site do Sebrae e enviar o projeto da coleção até o dia 28 de maio.

Além disso, 36 estandes estarão disponíveis para a exposição de micro e pequenas empresas (inscrição até 25 de maio), que trabalham com slow ou fast fashion.

Já as rodadas de negócios têm inscrições abertas até o dia 18 de junho. O evento disponibilizará tradutores de inglês e espanhol para facilitar as negociações entre os compradores convidados pela Amarê Fashion e os vendedores inscritos que desejam vender suas peças em atacado ou varejo. 

CONCURSO DE ETILISTAS

Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Estácio e Universo, a Amarê Fashion realizará um concurso de jovens estilistas.

Os dez melhores projetos inscritos receberão tecidos e calçados dos nossos parceiros, Sou De Algodão e Cia Do Couro, para realizar o desfile da coleção durante a Semana de Moda Goiana.

Todos os estudantes de graduação em um curso relacionado à moda, com vínculo ativo com a instituição de ensino, podem se inscrever gratuitamente no site até o dia 22 de maio.

Todas as informações do evento já constam no site oficial da Amarê Fashion – Semana de Moda Goiana: https://vitrine.sebraego.com.br/amare/

SERVIÇO:

Data: 29/8 a 2/9/23

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer — Goiânia (GO)

Programação: https://vitrine.sebraego.com.br/amare/

Crédito das imagens: Silvio Simões