A FYCMA (Palacio de Ferias y Congresos de Málaga) encerrou seu calendário de 2023 demonstrando mais uma vez a liderança de Málaga como capital de feiras e congressos de primeira ordem.
Isso foi confirmado pelos 156 eventos realizados no local, incluindo feiras, congressos, convenções, jornadas e outros eventos – de acordo com critérios estabelecidos pelo setor através do Spain Convention Bureau e da Associação de Feiras Espanholas (AFE).
Esta programação atraiu mais de 268.000 participantes e gerou um impacto econômico superior a 220 milhões de euros em seu entorno, superando ambos os números em comparação com 2022.
A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa pela vereadora de Inovação, Digitalização Urbana e Atração de Investimentos da Prefeitura de Málaga, e responsável pela FYCMA, Alicia Izquierdo.
Alicia destacou que, pela primeira vez, 80% dessa atividade foi de caráter profissional, em consonância com a estratégia estabelecida no atual Plano Diretor do local, que se estende até 2024.
Os indicadores relacionados à organização e atração de eventos com maior capacidade de convocação, pernoite e atração de empresas também estão alinhados com essa estratégia.
Destacam-se aumentos, como o crescimento de 20% na categoria específica de congressos e convenções, bem como o aumento no número de expositores participantes em feiras e exposições, que ultrapassam 2.400.
Além disso, a internacionalização do calendário avança, representando mais de 20% do total, sendo ainda maior no caso específico de feiras e congressos, onde os encontros internacionais já representam até 40% dessa categoria.
Cerca de metade dos eventos realizados no Palácio estiveram relacionados à promoção da inovação, ciência e tecnologia.
Assim, mais de 60% dos participantes em uma feira ou congresso realizado na FYCMA foram motivados por uma convocação dessas características.
CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EMPRESARIAL DE MÁLAGA
Tanto a atividade do Palácio quanto o resultado do balanço de 2023 estão alinhados com a transformação de Málaga, sua dinamização econômica e sua contribuição para o crescimento de diferentes setores e indústrias.
Além da cifra de impacto econômico – mais de 220 milhões de euros -, vale destacar que essa orientação comercial se traduz em uma receita de mais de 14 milhões de euros, a maior até o momento.
Além disso, em 2023, há um aumento na receita média por evento, que no caso específico de congressos é de 45%.
Outros dados que refletem a contribuição da FYCMA para o desenvolvimento econômico e empresarial incluem o potencial de emprego gerado direta e indiretamente – cerca de 6.700 – e a contratação direta com fornecedores locais.
Em relação a estes últimos, 66% da receita dos fornecedores corresponde a empresas com sede social em Málaga.
NOVAS ADIÇÕES AO CALENDÁRIO DE FEIRAS
Para 2024, o Palácio está trabalhando em novos projetos de feiras, tanto de organização própria quanto de terceiros, que em breve serão anunciados e que podem adicionar até quatro novas convocações ao calendário, que ultrapassará a marca de vinte encontros.
Como novidade, acontece a Design Week Málaga, primeira feira direcionada para profissionais de arquitetura, estúdios de design de interiores e construtoras, prevista para setembro.
O calendário de feiras começará em breve, e alguns dos destaques incluem novas edições dos fóruns setoriais especializados organizados pela FYCMA, cujas datas já estão confirmadas para este ano. Estes incluem:
– H&T, Salão de Inovação em Hotelaria, de 5 a 7 de fevereiro; Transfiere, Fórum Europeu para Ciência, Tecnologia e Inovação – de 20 a 22 de março;
– CM Málaga, Culture & Museums International Tech Forum – 17 e 18 de junho; Greencities & S-Moving, Urban Intelligence and Smart Mobility – 24 e 25 de setembro;
– Simed, Salão Imobiliário do Mediterrâneo – de 7 a 9 de novembro; e Leadingirls – 3 e 4 de dezembro.
Quanto às feiras organizadas por terceiros, destaca-se uma nova edição do DES, Digital Enterprise Show – de 11 a 13 de junho -, o maior evento mundial sobre transformação digital.
Ainda: Evo NXT – 5 e 6 de abril -; e Seatrade Cruise Med – 11 e 12 de setembro -, o grande encontro da indústria de cruzeiros do Mediterrâneo, que retorna a Málaga.
No âmbito dos grandes salões de público geral relacionados ao consumo e entretenimento, haverá novas edições do Retro Auto&Moto Málaga, Salão do Veículo Clássico e de Colecionador – de 26 a 28 de janeiro -; Bodaeventos Málaga – 26 e 27 de outubro -; e Motor Málaga, 2ª Feira Nacional de Veículos Usados – de 15 a 17 de novembro -.
Na programação de congressos para 2024, destaca-se a inclusão do AI Tech Summit – 17 e 18 de abril -, uma cúpula internacional sobre tecnologia e inteligência artificial que posiciona Málaga como centro do debate em torno dessa tecnologia disruptiva.
Nessa mesma linha, a FYCMA sediará o III Congresso de Cibersegurança da Andaluzia nos dias 13 e 14 de março.
Além disso, ocorrerão novas convocações na área médica-saúde, como os congressos de:
– Odontologia Digital e Novas Tecnologias – 16 e 17 de fevereiro -; Medicina Estética – de 22 a 24 de fevereiro -; Saúde Ambiental – de 15 a 17 de maio -;
– Coluna Vertebral – de 29 a 31 de maio -; Geriatria e Gerontologia – de 26 a 28 de junho -; Cuidados Paliativos – de 17 a 19 de outubro -; e Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço – de 23 a 27 de outubro -.
Também estão previstos encontros internacionais relacionados à gestão empresarial, desenvolvimento econômico ou tecnologia, como:
– EFPA Congress – 25 e 26 de abril -, promovido pela European Financial Planning Association, ou a Convenção Europeia da IAGTO – de 13 a 15 de maio -, a organização internacional que reúne a indústria do turismo de golfe.
Além disso, Málaga será o ponto de encontro para profissionais de padel de todo o mundo, com a realização da primeira edição do Padel World Summit de 21 a 23 de maio.
Também merecem destaque outros eventos, como o IX Congresso Autonômico da CSIF Andaluzia – 4 de abril – e novas edições do Hyrox Málaga – 13 de abril -, TedxMálaga – 20 de abril – e Andalucía Management – 21 de novembro.