Realizada de 27 a 30 de agosto de maneira 100% online, a Gamescom estabeleceu novos padrões em termos de conceito, conteúdo e alcance. Um dos principais eventos do mundo com foco no setor de games, a Gamescom contou com novos programas e ofertas de 370 parceiros que cativaram milhões de jogadores de mais de 180 países diante de suas telas.
Mais de 2 milhões de espectadores simultâneos seguiram a Gamescom deste ano, sendo o evento digital mais assistido da indústria de feiras em todo o mundo – classificado ainda entre os três principais eventos internacionais de transmissão ao vivo deste ano da indústria de jogos.
“Com a Gamescom 2020 criamos um evento global que reuniu a indústria de jogos. Estamos muito satisfeitos com a aceitação do conceito digital este ano”, comenta Gerald Böse, presidente e CEO da Koelnmesse GmbH, organizadora do evento.
Da Austrália e Argélia à Espanha e Serra Leoa ao Uzbequistão e aos Estados Unidos – visitantes de todas as regiões do mundo se reuniram para a edição 2020 do evento. Eles vieram de um total de mais de 180 países – um claro aumento em comparação com os visitantes físicos de mais de 100 países em 2019. Os 10 principais países em relação aos visitantes digitais foram os seguintes: Alemanha, EUA, Reino Unido, Turquia, Brasil, França, Índia, Holanda, Áustria e Polônia.
A internacionalidade deveu-se principalmente aos parceiros deste ano, com uma participação estrangeira de cerca de 70 por cento. Muitos destes parceiros estiveram presentes na Gamescom pela primeira vez, aproveitando a expansão das ofertas digitais. Outra contribuição importante para o caráter internacional foi dada pelas inúmeras cooperações com agências influenciadoras internacionais, cujos criadores comentaram as ações do evento em suas línguas como chinês, alemão, inglês, francês, italiano, russo e turco.
Resposta positiva em todas as mídias sociais
Sem a reunião pavilhão, os canais de mídia social desempenharam um papel ainda maior no networking da comunidade em 2020. No Twitter, a hashtag #gamescom2020 foi tendência por vários dias em vários países, incluindo Alemanha e Estados Unidos, enquanto a exibição pública foi oferecido pela primeira vez no Discord, e a nova cooperação com a TikTok também foi muito bem recebida pela comunidade: o conteúdo das duas campanhas de hashtag intituladas “Heart of Gaming” e “Well Played”, lançadas apenas para gamescom, foi visualizado cerca de 300 milhões de vezes em um período de apenas três semanas.
Em 2021, a Gamescom acontecerá de maneira híbrida, online e presencialmente (em Colônia, Alemanha) de quarta-feira, 25 de agosto, até domingo, 29 de agosto.