A GL events anunciou um salto de 77% em suas receitas gerais para 2022, alcançando € 1,315 bilhão. As demonstrações financeiras anuais para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2022 também mostram um EBITDA de +40% e um lucro líquido de € 64,4 milhões, acima dos € 27,6 milhões de 2021.
“A GL events reforçou ainda mais sua posição no mundo dos eventos ao alcançar um desempenho recorde em 2022, embora a China tenha permanecido em grande parte fechada durante o ano passado”, disse Olivier Ginon, presidente e CEO do Grupo GL events.
“Esta performance anual (financeira e ESG) foi possível graças ao inabalável empenho, profissionalismo e espírito empreendedor das nossas equipas, às quais expresso o meu especial agradecimento. Isso confirma a relevância de nossas escolhas estratégicas, nosso modelo de negócios e os fortes compromissos assumidos para apoiar nossos funcionários ao longo do tempo”, complementou.
Demonstrando sua resiliência, a GL events também fortaleceu seu balanço em 2022. O plano de adaptação, habilidade na execução operacional e boa gestão financeira contribuíram para um fluxo de caixa acima do esperado e uma redução significativa da dívida líquida.
“Estou confiante em sua capacidade de atingir todas as metas em 2023 e nos próximos anos”, celebrou o executivo.
O aumento das receitas para € 1,315 bilhão – um desempenho recorde – foi possibilitado pelo aumento de duas e três vezes nas receitas na Europa e nas Américas.
O Grupo disse que 2022 experimentou uma forte recuperação em suas atividades e um realinhamento de seus mixes geográficos e de negócios.
Os custos fixos reportaram “sob controle”, com um aumento limitado de 2% face a 2019. Em consequência, a margem EBITDA do Grupo subiu a 12,8% em 2022.
O desempenho ESG do Grupo também melhorou significativamente com uma avaliação de carbono de 2022 destacando uma redução de 22% nas emissões de CO2 em comparação com os dados publicados em 2019.
DESEMPENHO NAS UNIDADES DE NEGÓCIOS
Em termos de receita e lucratividade por divisão, o Grupo reportou receitas na GL events Live estabelecendo um novo recorde com crescimento impulsionado por megaeventos:
– Moto GP e a Fórmula E na Indonésia, a Copa Saudita, os Jogos da Commonwealth em Birmingham, o Campeonato Mundial de Atletismo e a Copa do Mundo FIFA 2022, bem como a COP 27, no Egito.
Com eles a receita da Live aumentou 98% para € 851,7 milhões, um aumento de 88% em comparação com as outras.
Esta divisão, a mais resiliente durante o período de crise do Covid-19, registou um aumento do EBITDA de 55% face a 2021 e de 28% face a 2019 para 93,1 M €.
O negócio da venda e aluguel de estruturas também continuou a apresentar uma dinâmica positiva com um crescimento de 15% em 2022 (46% like – for-like) e foi reforçado pela entrada da Field & Lawn Ltd, adquirida pelo Grupo em maio de 2022 A margem operacional atual da GL events Live foi de 5,8%.
Enquanto isso, a GL events Exhibitions registrou uma queda marginal de 4% na receita em 2022. Esta divisão caracterizou- se por desempenhos mistos no período, que incluíram uma recuperação gradual na Europa e América do Sul, junto com um efeito bienal desfavorável e redução da atividade na China.
Devido às restrições da Covid 19, apenas duas feiras da GL foram realizadas na China durante o ano. A receita anual para 2022 terminou o ano em € 138,5 milhões face a 144,5 milhões de euros em 2021.
Os centros de convenções e exposições (venues) da GL tiveram receita anual de € 325 milhões, com crescimento de 95% em 2022 e 109% em comparação com outras empresas.
A atividade comercial recuperou gradualmente para os níveis pré-pandémicos e está agora quase a par com 2019.
Durante o ano, a divisão se beneficiou de uma forte recuperação das venues francesas (Paris, Lyon, Toulouse e Estrasburgo), europeias (Budapeste e Bruxelas) e destinos internacionais (Brasil e Chile).
A lucratividade da GL events Venues é ilustrada por uma margem operacional atual de 10,9 %, um aumento de 4,6 pontos em relação a 2021.
A GL events disse que, com base no momento positivo dos resultados de 2022, o Grupo pretende retomar sua trajetória de crescimento de longo prazo em 2023.
Este movimento será feito, em particular, com a recuperação contínua das feiras na Europa e da recuperação gradual de suas atividades na China, que devem mais do que compensar o menor volume esperado para megaeventos em 2023 – em comparação com 2022.
Além disso, o Grupo planeja investir significativamente em um programa de gastos de capital maior (na faixa de € 80 milhões a € 85 milhões), com € 35 milhões alocados para a reforma do do Anhembi em São Paulo.