Governo de SP abre inscrições o 1º semestre de 2025 do CreativeSP

Anúncio ABIMAD39

O Governo de São Paulo anunciou o calendário com as missões internacionais do 1º semestre de 2025 do CreativeSP, que busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro para o Estado e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.

A ação é promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Até 50 empresas paulistas poderão participar do Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), do South by Southwest (EUA), da Game Developers Conference (Estados Unidos) e dos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França). 

“A internacionalização é um passo essencial para fortalecer nossa economia criativa, um setor que gera inovação, emprego e riqueza”, ressalta Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Anúncio

“Com o CreativeSP, São Paulo se consolida como um polo criativo global, oferecendo oportunidades concretas para que empresas paulistas ocupem espaços de destaque em grandes eventos internacionais, ampliem suas redes de contato e atraiam novos investimentos para o nosso estado”, completa. 

Em 2024, foram 10 missões, com uma projeção de R$ 725 milhões em negócios – alta de 79% na comparação com 2023 -, além da geração de 6,4 mil empregos na indústria cultural.

Ao todo, 103 empresas tiveram a oportunidade de participar dos seguintes eventos:

– Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), South by Southwest (EUA), Game Developers Conference (EUA), festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França);

– Fringe (Escócia), Gamescom (Alemanha), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Worldwide Music Expo-WOMEX (Inglaterra) e Ventana SUR (Uruguai). 

“O CreativeSP nos permite usar todo o nosso conhecimento sobre comércio exterior, além da estrutura dos escritórios internacionais da InvestSP, para promover São Paulo lá fora e gerar negócios, emprego e renda no setor criativo, fundamental para promover a inovação e aumentar a competitividade da economia paulista”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem.

Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. 

Para saber mais e fazer sua inscrição acesse: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/edicao-2025/

Missões do CreativeSP – 1º semestre de 2025 

Festival de Cinema de Berlim (Berlinale) – Alemanha – 13 a 23 de fevereiro

South by Southwest (SXSW) – Estados Unidos – 7 a 15 de março

Games Developers Conference (GDC) – Estados Unidos – 17 a 21 de março

Festival de Cinema de Cannes – França – 13 a 24 de maio

Festival de Publicidade Cannes Lions – França – 16 a 20 de junho