O Governo de São Paulo levará até 20 empresas paulistas para dois dos maiores eventos do mundo do setor audiovisual: os Festivais de Cinema e Publicidade de Cannes, na França.
As empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e se inscrever pelo site da InvestSP até 16 de abril e 16 de maio, para os festivais, respectivamente.
As missões empresariais serão realizadas pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além de incentivar a troca de conhecimentos, a iniciativa busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
Esta será a primeira missão do CreativeSP para o Festival de Publicidade Cannes Lions, que acontece entre 17 e 21 de junho e é considerado o maior evento de criatividade, comunicação e marketing do mundo.
Por outro lado, o programa esteve presente nas duas últimas edições do tradicional Festival de Cinema de Cannes, que, em 2024, acontece entre 14 e 25 de maio.
A projeção de negócios gerados pelas empresas participantes do CreativeSP em 2022 e 2023 passa de R$ 225 milhões.
“O Governo de São Paulo está apoiando até 20 empresas paulistas em sua jornada para os grandes eventos internacionais de audiovisual”, declarou a secretária Marília Marton.
“Juntos, estamos construindo um futuro brilhante para a indústria cultural de São Paulo e fortalecendo nossa presença no cenário global”, completou.
As companhias selecionadas terão a oportunidade de participar do Marché du Film (Mercado do Filme), espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para fazer negócios.
Ele reúne cerca de 14 mil profissionais de pelo menos 140 países, além de aproximadamente 4 mil filmes e projetos.
O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem.
O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 2023, o CreativeSP levou 80 empresas da indústria cultural para nove dos maiores eventos de economia criativa do mundo:
– SXSW (EUA), GDC (EUA), Festival de Cinema de Cannes (França), Gamescom (Alemanha), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Festival de Cinema de San Sebastián (Espanha);
– Womex (Espanha), Web Summit Lisboa (Portugal) e Ventana Sur (Argentina).
A projeção de novos negócios gerados pelas empresas participantes é de R$ 404 milhões, alta de 13% na comparação com 2022, com a criação de 7,8 mil vagas de trabalho, um avanço de 18%.
Os bons resultados levaram o Governo de SP a prorrogar o CreativeSP até 2028. A expectativa é que, até lá, o programa injete cerca de R$ 2,5 bilhões na indústria cultural paulista.
Em 2024, já foram realizadas três missões: Festival de Cinema de Berlim (Berlinale), na Alemanha, South by Southwest (SXSW) e Games Developers Conference (GDC), ambos nos Estados Unidos. Inscrições em: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/