A CreativeSP levará até 10 empresas paulistas para o Festival de Cinema de Cannes, na França, que será realizado entre os dias 16 e 27 de maio de 2023.
Esta será a terceira missão do projeto que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa desenvolvido pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado.
O programa busca ainda incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o estado.
As inscrições devem ser feitas pelo: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/
No ano passado, a missão para o Festival de Cannes foi a mais bem-sucedida entre as nove realizadas pelo CreativeSP para eventos de diversos setores.
Projeções feitas pelas 10 empresas participantes indicam a geração de R$ 147 milhões em negócios no setor cultural paulista, valor quase 30 vezes maior que todo o orçamento do programa para 2022.
As empresas selecionadas têm a oportunidade de participar do Marché du Film (Mercado do Filme), espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para negociar.
Ele reúne cerca de 12 mil visitantes de pelo menos 100 países, mais de 5 mil empresas e aproximadamente 4 mil filmes e projetos.
Os participantes do CreativeSP contam com um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de acesso a eventos de networking durante as missões e ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 2023, o CreativeSP já realizou duas missões, ambas para os Estados Unidos. Dez empresas paulistas puderam participar do South by Southwest (SXSW), evento de inovação realizado em Austin.
Outras 10 marcaram presença na Game Developers Conference (GDC), um dos maiores eventos sobre jogos eletrônicos do mundo, realizado em São Francisco.
No ano passado, o programa levou 73 empresas para nove eventos internacionais. Os participantes tiveram contato com mais de dois mil possíveis parceiros, de cerca de 100 países.
Projeções feitas pelas empresas indicam a geração de quase R$ 360 milhões em negócios – mais de 60 vezes o investimento público no programa – e até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista, graças à participação nos eventos.