Nenhum surto significativo de COVID-19 foi relatado após uma série de eventos piloto que reuniram milhares de pessoas, de acordo com um novo relatório.
Eventos especiais realizados em abril e maio contaram com a presença de 58.000 pessoas – incluindo a cerimônia do Brit Awards, a final da FA Cup, o Campeonato Mundial de Snooker e um evento de clubes.
O relatório afirma que 28 casos de COVID foram registrados durante os primeiros nove eventos internos e externos do Programa de Pesquisa de Eventos (ERP).
Destes, 11 foram identificados como “potencialmente infecciosos em um evento”, enquanto outros 17 foram “potencialmente infectados na hora do evento ou próximo a ela”, de acordo com o relatório.
O Brit Awards, que contou com um público de 3.500 pessoas, não registrou nenhum caso de coronavírus.
Os eventos foram monitorados com câmeras e dados wi-fi. Os participantes também foram convidados a fazer uma série de testes.
Mas os principais assessores do programa, Nicholas Hytner e David Ross, alertaram que o relatório “não faz recomendações de saúde pública conclusivas sobre a reabertura de eventos nesta fase”.
E eles destacaram como os estudos ocorreram quando a prevalência do coronavírus era baixa. “As futuras medidas de saúde pública precisam se adaptar aos níveis e padrões prevalecentes do vírus”, acrescentaram.
“Medidas de mitigação” – como o uso de máscaras, ventilação, testes, distanciamento social e restrições a alimentos e bebidas – podem ajudar a gerenciar os riscos em eventos.
Eventos com grandes multidões têm o potencial de “aumentar a pressão sobre os pontos de aperto”, como banheiros e pontos de venda de comida e bebida, disse o relatório.
As áreas com “maior densidade de pessoas”, incluindo o intervalo em uma partida de futebol, foram identificadas como de maior risco.
O relatório constatou que a conformidade com o uso de máscaras e o distanciamento social foi “principalmente alta”, com uma média de 96,2% das pessoas nas áreas de teste usando coberturas faciais corretamente enquanto sentadas.
Esse número subiu para 98,3% para eventos internos – mas caiu para 92,1% ao ar livre.
O relatório foi publicado dias após a indústria de eventos entrar com uma ação legal em uma tentativa de obter os resultados do programa de eventos piloto.
Eventos piloto analisados e casos COVID:
- A casa noturna Circus Nightclub em Liverpool recebeu quase 7.000 pessoas em duas noites e registrou 10 casos
- O Campeonato Mundial de Snooker, que recebeu mais de 10.000 ao longo de 17 dias, registrou seis casos
- O Brit Awards, que recebeu 3.500 fãs de música na arena O2 de Londres, não encontrou nenhum caso
- A semifinal e final da FA Cup, e a final da Carabao Cup, registraram um total combinado de oito casos de quase 30.000 participantes
- Um piloto de festival ao ar livre no Sefton Park em Liverpool, com a presença de mais de 6.000 pessoas, registrou dois casos.
- A corrida Reunion 5k em Kempton Park, Surrey, registrou dois casos entre 2.000 pessoas presentes.
O relatório completo (em inglês) pode ser visto clicando aqui.