A Gramado Summit – conferência de inovação – está realizando uma série de ações para obter o selo de carbono neutro para sua primeira edição internacional. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, em Punta del Este.
Ao todo, serão mais de 70 palestrantes divididos em três trilhas de conteúdo, dezenas de marcas expositoras e mais de 2 mil visitantes.
A parceria para a obtenção do selo de carbono neutro será realizada com a AKVO ESG – uma startup que auxilia empresas a se tornarem sustentáveis, que será responsável pela compensação da emissão de carbono do evento.
A partir de um inventário completo das emissões de gás carbono, será feita a compensação por meio da compra de créditos de carbono certificados.
Na prática, os créditos de carbono funcionam como um mecanismo de incentivo à redução das emissões de gases de efeito estufa.
Os projetos são apoiados por meio da compra de créditos de carbono gerados por iniciativas que visam reduzir ou evitar emissões.
As emissões de gases de efeito estufa serão contabilizadas conforme a Norma NBR ISO 14064-1 (2022) e de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro do GHG Protocol que as divide em três grupos: escopos 1, 2 e 3.
As emissões do Escopo 1 são aquelas que são produzidas diretamente pelo evento, enquanto as do Escopo 2 são aquelas que são geradas pelo consumo de energia elétrica. Já as emissões do Escopo 3 incluem outras atividades do evento que causam emissões, como transporte e resíduos.
As mesmas ações e aquisições de créditos de carbono foram realizadas nas últimas duas edições da Gramado Summit no Brasil, em abril de 2023 e abril de 2024.