O Dubai World Trade Centre (DWTC), líder global na indústria de eventos e exposições na região, continua sua trajetória de causar impacto substancial na economia de Dubai.
No contexto da ambiciosa Agenda Econômica de Dubai D33, o DWTC continua a desempenhar um papel fundamental no reforço da posição de Dubai como um centro de atividade econômica e inovação.
O Relatório Anual de Avaliação de Impacto Econômico (EIA) de 2023 do DWTC destaca a contribuição contínua da empresa ao PIB da cidade, especialmente ressaltando o notável aumento no Impacto Econômico Total de AED 18,28 bilhões (US$ 4,98 bilhões).
O número é proveniente de 76 Exposições de grande escala, Convenções de Associações Internacionais e Conferências da Indústria (do total de 301 exposições e eventos em 2023).
Notavelmente, o Valor Agregado Bruto (VAB) ao PIB de Dubai por esses eventos de grande escala atingiu AED 10,53 bilhões, representando 58% do impacto econômico total sendo retido na economia local, fomentando 69.281 empregos e gerando AED 3,36 bilhões em renda disponível.
Os 76 eventos de grande escala organizados, hospedados e realizados pelo DWTC atraíram 1,54 milhão de participantes, sendo 46% internacionais.
Em termos absolutos, isso reflete um aumento notável de 53% na participação estrangeira ano a ano, consolidando ainda mais a crescente dominância de Dubai e sua relevância crescente no mundo dos negócios sem fronteiras.
Além das impressionantes implicações econômicas domésticas dessas estatísticas, as atividades no DWTC não só forneceram uma plataforma para empresas e indivíduos se conectarem, colaborarem e inovarem, mas também facilitaram um maior comércio e produção de negócios para a comunidade empresarial global.
SETORES ADJACENTES IMPULSIONAM O IMPACTO NO PIB
Os resultados sem precedentes de 2023 resultaram em um crescimento notável e maior gasto nos serviços empresariais MICE e nos setores adjacentes da indústria.
A receita direta gerada por meio de gastos nos setores adjacentes alcançou mais de AED 10,81 bilhões. Os principais setores da economia doméstica que se beneficiaram foram:
– Hospedagem em Hotéis (AED 2,96 bilhões, crescimento de 54% ano a ano), Viagens Aéreas e Transporte Local (AED 2,64 bilhões, crescimento de 20% ano a ano);
– Varejo (AED 1,97 bilhões, crescimento de 71% ano a ano), Restaurantes (AED 1,71 bilhões, crescimento de 51% ano a ano) e Entretenimento Empresarial (AED 1,31 bilhões, crescimento de 27% ano a ano).
AUMENTO NA PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL EM EVENTOS DO DWTC
O status de Dubai como um destino MICE internacional de primeira linha, juntamente com o robusto calendário de eventos do DWTC, tem sido fundamental para atrair a comunidade empresarial global em números recordes para a cidade.
Os participantes internacionais geram um impacto econômico direto maior relacionado ao turismo, vinculado aos seus maiores gastos diários com negócios locais, estadias mais longas em hotéis e por viajarem com colegas ou membros da família (acompanhantes).
O notável aumento de 53% ano a ano na participação internacional resultou em uma contribuição significativa para o PIB de Dubai, com um gasto médio por participante de AED 10.313 por evento, o que é 6,2 vezes maior que o dos participantes locais.
Isso reflete o valor além do setor MICE, pois o desempenho do DWTC em 2023 contribuiu diretamente para o aumento da atividade econômica em Viagens Aéreas e Transporte Local, Hospedagem em Hotéis, Varejo, Restaurantes e Entretenimento Empresarial.
METODOLOGIA
Apoiados por dados financeiros robustos e uma pesquisa primária estatisticamente válida com mais de 15.000 amostras, o estudo realizado pelo DWTC analisou o impacto dos gastos diretos de indivíduos e organizações que participam de eventos de grande escala (mais de 2.000 participantes).
Além disso, o modelo também quantificou o impacto dos resultados econômicos incrementais nos setores adjacentes que estão envolvidos no atendimento ao aumento da demanda desencadeada pelos eventos, bem como os efeitos amplificados de produção e consumo criados em toda a cadeia de suprimentos na economia, desencadeados pelos gastos diretos iniciais.
Esta avaliação conservadora exclui quaisquer impactos contribuídos por investimentos de capital e qualquer comércio entre os participantes dos eventos gerado durante ou após os eventos.
Para quantificar o impacto econômico total, o estudo considera os impactos dos investimentos “diretos” dos organizadores, expositores e participantes nos eventos no DWTC, bem como o impacto “indireto” na cadeia de suprimentos da indústria e o impacto “induzido” impulsionado pelo aumento resultante na renda das famílias da população local.