Segundo o Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos do 3º trimestre de 2016 do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, é o melhor do país na categoria acima de 15 milhões de passageiros/ano.
Em uma escala de 1 a 5, o GRU recebeu a nota 4,46. No item “Satisfação Geral do Passageiro” do 3º trimestre, GRU ficou em segundo lugar no ranking geral.
O levantamento é um balanço do desempenho em 38 itens de infraestrutura, atendimento, serviços e gestão dos 15 principais aeroportos do Brasil, responsáveis por 80% da movimentação total da aviação no País. Os resultados refletem a opinião de 13,7 mil passageiros consultados entre julho e setembro em áreas de embarque e desembarque dos terminais.
Entre os itens mais bem avaliados pelos passageiros do GRU Airport, estão “Tempo de fila na emigração” (4,65), “Cordialidade dos funcionários da emigração” (4,59) e “Tempo de fila no check-in/autoatendimento” (4,52).
A melhora contínua na satisfação dos passageiros é reflexo desses quatro anos de gestão, período no qual a Concessionária fez investimentos da ordem de mais de R$ 4 bilhões em obras de expansão da capacidade e ações voltadas para aumentar a qualidade dos serviços, melhorando a sensação de conforto e segurança em todos os terminais do GRU Airport.
Obras e melhorias foram realizadas, entre as principais está a abertura do Terminal 3, em maio de 2014, que duplicou a área de terminais, de 191 mil m2 para 387 mil m2. Com isso, a capacidade do aeroporto saltou de 30 milhões para 48 milhões de passageiros/ano;
A inauguração do edifício-garagem, em maio de 2013, adicionou mais 2.644 vagas. Ao todo, a Concessionária mais que duplicou a oferta de vagas, de 3,9 mil para 9 mil atuais;
A construção de dois pátios de aeronaves e a reforma de outro já existente aumentou a capacidade de 79 posições para 123;
O número de estabelecimentos comerciais, especialmente em alimentação, cresceu significativamente de 102 para 230, ampliando a oferta para atender os diferentes perfis de público que frequentam o aeroporto;
No momento, estão em andamento as obras de modernização do Terminal 2, que irão ampliar as áreas operacionais, como check-in, raio-X, controle de passaporte, restituição de bagagem, além de aumentar a oferta de lojas. A obra será entregue até o fim de 2017.
Fonte: Assessoria GRU Airport