O mercado está voltando as atenções para um público extremamente qualificado, que possui, em sua maioria, renda própria, é exigente e com forte tendência à fidelização por marcas. Estamos falando dos 50+, pessoas que hoje representam a chamada Revolução Prateada, Silver Economy na versão globalizada, a terceira maior atividade econômica do mundo.
No mundo, os 50+ são responsáveis pela movimentação de um mercado de US$ 15 trilhões ao ano. No Brasil, segundo o IBGE, já contabilizam 50% do mercado consumidor e movimentam anualmente, R$ 1,8 trilhão.
Entretanto, a percepção destes consumidores é de que ainda é são pouco atendidos em suas reais necessidades. Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva mostrou que, apesar de ser uma camada social responsável por quase a metade do consumo total das famílias, 87% gostariam de ser mais ouvidos pelas empresas e 77% não se identificam com campanhas publicitárias.
É com um olhar voltado a esses consumidores e para a falta de uma oferta específica de comunicação dirigida às demandas específicas que será realizada a primeira edição da Longevidade Expo + Fórum, uma iniciativa inovadora no Brasil que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Um dos pontos altos do evento será o Congresso Brasileiro da Longevidade Seguros Unimed, que reunirá especialistas e personalidades para discutir os diversos aspectos que envolvem o público 50+, na busca de avanços efetivos para esse segmento no que se refere à qualidade de vida.
Iniciativa inovadora
A Longevidade Expo + Fórum é uma iniciativa pioneira no Brasil, como explica seu idealizador, Francisco Santos, 71. Com mais de 50 anos de mercado em promoção comercial e criador de grandes eventos de sucesso, como Couromoda, Hospitalar e Hair Brasil, ele aposta na consolidação e crescimento deste segmento na economia brasileira e latino-americana.
Realizado em uma área de 14 mil m2 do Expo Center Norte, em São Paulo, o evento reunirá empresas e especialistas de sete segmentos: saúde e bem-estar; turismo, lazer e destinos; finanças, seguros e trabalho; conhecimento, cultura e tecnologia; casa, consumo e facilities; gastronomia e nutrição; e moda, beleza e pro age. São esperados mais de 200 expositores de produtos e serviços, desde startups até grandes empresas. A expectativa da organização é atrair 20 mil visitantes nos três dias de evento.
Coincidindo com o Dia Internacional do Idoso, instituído pelas Nações Unidas em 1990 e celebrado no mundo em 1o de outubro, a Longevidade acontecerá na semana que o assunto é pauta na mídia nacional e global, trazendo mais luz para o tema e gerando rico conteúdo para todas as plataformas.
Simpósio Silver Economy e Talk Shows
Além do Congresso Brasileiro da Longevidade Seguros Unimed, estão programados para o Longevidade outros eventos de conteúdo e experimentação, como o Simpósio com três conferências sobre as mudanças e o impacto da longevidade na economia e no consumo, além de vários talk shows com temas relacionados ao bem-estar e à qualidade de vida, às experiências e os depoimentos sobre como viver mais e melhor.
Estão programados também workshops de conteúdo empresarial direcionados tanto para o público especializado como para o consumidor final, explorando temas que abrangem desde o potencial de negócios nesse mercado até benefícios da tecnologia e cuidados com a mente e o corpo. Essas palestras serão ministradas por instituições e empresas focadas no consumidor 50+ que apresentaram cases e proporcionarão mais conhecimento e experimentação durante o evento.