Grupo M|Checon completa 10 anos prevendo crescimento e eficiência

Anúncio ABIMAD39

O Grupo M|Checon, um dos maiores do seu setor no Brasil, completa 10 anos em 2015 com boas expectativas. As perspectivas para a M|Checon Cenografia, empresa que é o carro-chefe do grupo, são de um aumento de 6% no faturamento. A receita, desde 2005, cresceu mais de 400% e, muitas vezes, de forma bastante agressiva, apesar das oscilações do mercado. “Não imaginava que em uma década teríamos chegado tão longe tanto em relação aos nossos dados financeiros como sobre o nível de nossos clientes e à profissionalização da companhia. Podemos afirmar com orgulho que somos referência em nossos segmentos de atuação atualmente e vistos na maioria das vezes como primeira opção quanto se trata de arquitetura promocional”, afirma Marcelo Checon, CEO do grupo.

Em 2014, a boa avaliação do mercado foi confirmada com a conquista do prêmio AMPRO Globes Awards, na categoria de Melhores Fornecedores, que reconhece as empresas fornecedoras de produtos e serviços de Live Marketing que valorizam o bom atendimento, cumprem prazos e fazem entregas de qualidade. No ano, o departamento de Criação da M|Checon concebeu 430 projetos, dos quais, 40% foram aprovados e executados em mais de 50.000m2 para 14 novos clientes, como Chery e Mitsubishi, além de diversas empresas que voltaram a optar pela M|Checon.

“Em 2014 estreamos em mercados como o carnaval baiano e a fabricação do mobiliário da nova fábrica da Fiat, em Pernambuco. Para esse ano que começa as expectativas também são as melhores, com grandes eventos já fechados”, comenta Checon. No primeiro trimestre foram confirmados projetos como o Camarote Salvador e Camarote Brahma de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, assim como o SAP Fórum Brasil. A M|Checon fará ainda o estande da Lorenzetti, cliente há sete anos, na 21ª Feicon Batimat. No segundo semestre, a empresa será responsável pela área dos patrocinadores do Rock in Rio e deve estar presente novamente na Fenatran, entre outros eventos.

Segundo Checon, o que não poderá faltar no trabalho são criatividade e rentabilidade. “A alta do dólar e os problemas econômicos do país impactam em nossa atividade na medida em que nossos clientes possuem uma verba cada vez menor, mas continuam a pedir soluções inovadoras. Além disso, não queremos mais só um bom faturamento. Acreditamos que o melhor para nosso crescimento saudável é que a companhia seja mais rentável, mesmo com uma receita menor”, relata.

Anúncio

Ciente disso, a empresa passou por uma reformulação geral planejada nos dois últimos anos e se reinventou. Quase toda a equipe de Criação foi trocada. A M|Checon buscou no mercado os melhores profissionais de agências, empresas de cenografia, designers etc. Também tem investido na capacitação profissional em diversas áreas da companhia com o objetivo de aprimorar seus funcionários e garantir a satisfação da equipe e determinou novos processos em seus departamentos para profissionalizar a gestão. Com isso, também reduziu o turn over.

A M|Checon, em 2014, também passou a investir cada vez mais na divulgação de sua marca. No segundo semestre, patrocinou o 5° Fórum de Empreendedores, realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresarias, e apoiou o Business Dinner organizado pelo Grupo Doria. A ideia é manter a parceria em 2015 com eventos de relacionamento que trazem um bom retorno para os negócios, além de manter o investimento em publicidade nos principais veículos de comunicação do setor. A empresa acaba de renovar por mais dois anos seu contrato com o Promoview, site especializado em promoções e eventos. Ainda no primeiro trimestre do novo ano outra novidade será a reformulação da página do Grupo M|Checon na internet, que passará a contar com atualizações mais frequentes dos últimos jobs realizados, entre outras mudanças.

 

10 anos

R$ 20 mil para serem investidos na nova empresa, seis funcionários e um galpão de 2.000m2. Assim começou a história do Grupo M|Checon em janeiro de 2005. Aparentemente pequena, como toda companhia começa, mas já com dois grandes clientes: Lukscolor e Camargo Corrêa. Com os anos, foi crescendo: mudou para um galpão maior de 7.000m2, até 2010, quando passou para a atual sede, com uma área oito vezes maior que a primeira, com 16.000m2.

Também deixou de ser apenas uma empresa para incluir outras áreas de atuação com a criação de outras duas companhias (Localitá, de locação de mobiliário para eventos, e Pataforms, de equipamentos para trabalhos em altura ou movimentação de cargas para montagem), além de uma filial no Rio de Janeiro. Com três anos e clientes como Souza Cruz e Nestlé, a M|Checon Rio lançou em 2014 o estande padrão Basic, que pode ser personalizado de acordo com o cliente, e fechou em dezembro um acordo com o Centro de Convenções SulAmérica, em Botafogo, para ser a montadora oficial das feiras realizadas no local. O objetivo é utilizar o Basic sempre que possível. A parceria fechada também inclui a abertura no espaço de uma unidade da Localitá, que teve móveis renovados em 2014 e acervo aumentado. “Queremos facilitar a logística para os clientes cariocas”, afirma Checon.

“Foram incontáveis clientes, cerca de 500.000m2, eventos em sete países, praticamente todos os setores da economia. Muitos momentos inesquecíveis, como quando fechamos pela primeira vez com Rock in Rio, mas dou valor até mesmo para as concorrências em que perdemos porque aprendemos o que faltava”, relembra Checon. “Agora é hora de nos preparar parar os próximos anos, para continuarmos com esse patamar diferenciado, com entregas com qualidade, pontualidade e criatividade”, analisa.