Grupo Radar & TV e Mark Up juntos trazendo conteúdo do SXSW 2018. Confira a visão de Sandro Vieira, CCO da Mark Up, que participa do evento nos EUA

Anúncio

O Grupo Radar & TV e a agência Mark Up se uniram para trazer conteúdo diretamente do maior festival de inovação do mundo, que ocorre em Austin, nos Estados Unidos. Para isto, contamos com o apoio de Sandro Vieira, CCO da Mark Up, que acompanha o evento in loco e trará suas percepções e novidades do evento. Abaixo, o Day One do executivo.

SXSW 2018 – Day One: Clima geek, preocupação com o bem-estar, IA e startups por todo lado

 Por Sandro Vieira*

Participar do SXSW, um dos maiores festivais de inovação do mundo que acontece em Austin, no Texas, desde 1987, tem sido uma experiência inspiradora. A ideia é aproveitar o evento para entender todas as inovações e tendências que estão sendo apresentadas por aqui e aplicar tudo isso em nosso dia a dia.

Anúncio

Um dos focos do festival é a preocupação com o ser humano e isso pode ser percebido não só nos aspectos estruturais, mas principalmente nos conteúdos. O maior exemplo é o SXSW Wellness Expo, uma nova atração do evento, que trata 100% de bem-estar. Já no material oficial temos a pista de que existe algo novo no ar; o release diz que o SXSW foi concebido para abastecer a mente, corpo e alma, algo no mínimo diferente em termos de proposta.

Empresas ligadas ao setor do bem-estar estão por aqui surfando essa onda e promovendo um estilo de vida mais saudável. E Austin parece ser o cenário perfeito pra alimentar o movimento, por se tratar de uma cidade que respira inovação. No entanto, as aulas públicas de yoga em locais específicos da cidade ainda não são o ponto forte do festival e não arrebanham as milhares de pessoas que, após as 11h da manhã, entopem as largas ruas atrás de conteúdos relevantes.

O olho do furação é o Austin Convention Center, onde acontece a grande maioria dos painéis de discussão e onde estão montados os stands de diversas empresas que querem atenção imediata dos participantes do evento. Dois termos que praticamente andam sozinhos pelas ruas: Inteligência Artificial e Startup. A cada dez passos você tropeça em algum grupo discutindo ou demonstrando algo sobre IA, alguém querendo vender uma ideia genial e até mesmo empreendedores procurando por um sócio.

Existem, claro, muitos painéis organizados e empresas sérias nesse processo de encontrar o novo, mas nas ruas também tem muita gente solta, tentando a sorte. Todos em busca da glória. Além disso, a todo momento, uma celebridade do mundo da criatividade ou do entretenimento desembarca em algum ponto da cidade, o que garante um certo glamour ao clima geek que paira no SXSW.

Na capital da música ao vivo, a quantia de bandas tocando ao mesmo tempo e compartilhando o mesmo espaço pode assustar, mas funciona e faz parte do folclore da cidade. Tudo com uma boa sensação de segurança, uma vez que é possível ver um policial a cada 10 metros. Muitas ruas estão fechadas e o acesso ao Austin Convention Center é totalmente monitorado a distância pela polícia local – que, aliás, me pareceu muito cordial ao dar informações.

Finalizo as atividades nesse primeiro dia com uma certeza: você não sai do SXSW do mesmo jeito que chegou. O festival é um lugar especial pra quem quer mergulhar no caos a fim de tentar entender o que vem por ai. Os próximos dias, certamente, ainda têm muito a oferecer e essas primeiras experiências criam um clima de ansiedade em toda a cidade. É esperar para ver.

*Sandro Vieira é CCO da Mark Up, agência referência em brand experience afiliada à internacional Jack Morton.