Três estreias, duas feiras emblemáticas globais e um centro de congressos totalmente redesenhado, além de receitas de vendas acima do orçamento – tudo em um ano fiscal de não mais de nove meses.
Estes são os resultados da Hamburg Messe und Congress GmbH (HMC), que teve um excelente relançamento de seu negócio de feiras e congressos após dois anos desanimadores.
O ano de 2022 foi mais do que bem-sucedido, com a segunda maior receita de vendas (€ 108,7 milhões) de sua história. Isso foi quase € 12 milhões a mais do que a HMC havia orçado.
Notavelmente, o ano de 2022 começou da mesma forma que todo o ano de 2021. Durante o primeiro trimestre, vários eventos tiveram que ser cancelados ou adiados novamente. Apenas uma feira foi efetivamente realizada.
Então, no final de abril, os negócios voltaram a ganhar velocidade para o HMC, com a reabertura oficial do CCH – Centro de Congressos de Hamburgo e a implantação bem-sucedida da INTERNORGA, que havia sido adiada por seis semanas.
Em seguida, os eventos seguiram em rápida sucessão: Em 12 feiras organizadas pela HMC, 30 eventos convidados e 42 eventos no CCH, a Hamburg Messe und Congress recebeu um total de 10.083 empresas expositoras e 488.675 convidados, incluindo 66.115 participantes no CCH.
Devido às condições incomuns, foram realizados eventos em sequência, especialmente durante os meses de maio e junho, bem como em setembro e outubro.
“Estou muito orgulhoso de nossa equipe e agradecido por este grande ano. Apesar da alta carga de trabalho, o entusiasmo em poder retomar as operações era palpável entre nossos visitantes, expositores e colegas em nossos pavilhões de exposições e no CCH”, disse Bernd Aufderheide, CEO da Hamburg Messe und Congress.
“O que certamente foi excepcional em 2022: saindo da pandemia, imediatamente realizamos três estreias – FUTURE MOVES, H2EXPO & CONFERENCE e Polaris Convention”, completou.
Excelentes críticas foram recebidas em particular pelas feiras consagradas como a INTERNORGA e a SMM, a principal feira marítima internacional.
Entre os eventos convidados, destaque para o retorno de feiras emblemáticas como a Aircraft Interiors Expo e a World Travel Catering & Onboard Services Expo, ambas importantes fontes de receita.
As atividades internacionais da Hamburg Messe und Congress também chamaram a atenção incluíram o apoio a um total de 341 empresas expositoras em 15 feiras em todo o mundo, bem como a organização do ‘Jardim Alemão’, um dos pavilhões de países mais populares na Floriade Expo 2022, na Holanda.
OS EFEITOS DA COVID-19 E DA GUERRA AINDA SÃO SENTIDOS
No entanto, alguns efeitos negativos são evidentes, conforme explica o CFO da empresa, Uwe Fischer.
“O impacto da pandemia, a interrupção da cadeia de suprimentos, o ataque russo à Ucrânia e as enormes taxas de inflação, especialmente no setor de serviços, são sentidos em muitos lugares e continuarão a nos afetar em 2023 e provavelmente nos próximos anos, também”, afirmou.
Com base nos planos atuais, oito eventos organizados pelo HMC e mais de 30 eventos convidados acontecerão no campus de exposições em 2023. Existem atualmente 41 reservas confirmadas para o CCH – Centro de Congressos de Hamburgo.
No exterior, a HMC apoiará expositores alemães de médio porte em 25 feiras. Um dos principais focos em Hamburgo é o crescimento e expansão das jovens feiras estabelecidas recentemente.
“Outro foco de atenção será continuar e concluir um processo estratégico iniciado em 2021/2022 que visa aproveitar os sucessos alcançados com nossas feiras estabelecidas, novos formatos e o CCH modernizado. O ano de 2022 criou uma base excelente para isso”, conclui Aufderheide.