Hermano Júnior fala sobre o retorno da Intermodal ao pavilhão

Anúncio ABIMAD39

Em 2020 a Intermodal foi diretamente impactada com a chegada da pandemia, com a feira tendo que ser, inicialmente, adiada quando a montagem já estava acontecendo. Em 2021 o principal evento de negócios da América Latina também não conseguiu ser realizado de forma presencial.

Este momento já passou e conseguimos superá-lo. Agora, o nosso foco é o tão aguardado retorno da Intermodal aos pavilhões em 2022”, conta Hermano Pinto Júnior, diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, organizadora e promotora da Intermodal South America.

“Teremos uma edição que promete marcar época, sendo a primeira totalmente híbrida da história do evento, sendo realizada tanto presencialmente quanto de forma digital”, acrescenta.

O tão aguardado retorno da Intermodal está agendado para 15 a 17 de março, no São Paulo Expo. O Portal Radar conversou com o executivo em busca de mais detalhes desta edição.

Anúncio

Depois de dois anos sem acontecer presencialmente, qual é a expectativa de retornar e qual o clima que pode ser sentido entre visitantes e expositores?

Estamos muito ansiosos pela realização da Intermodal. Os setores da logística, intralogística, transportes e tecnologia associada ao transporte, distribuição e armazenamento de cargas, esperam com animação um encontro presencial para poder trocar as experiências dos últimos dois anos, que foram determinantes para todo o mundo e para o amadurecimento de novas relações e práticas do setor.

É por isso que a realização da edição híbrida provoca tanta expectativa no mercado, porque viabiliza uma integração ímpar, verdadeiramente transversal, entre todos os elos das chamadas cadeias de produção, distribuição e armazenamento.

Durante o período sem feira, foram realizadas ações online. Qual o balanço que vocês fazem desta experiência?

Sim, realizamos diversos eventos online na plataforma digital da Intermodal, ao longo deste período, com os quais conseguimos manter os profissionais do setor engajados e conectados.

Para se ter uma ideia, somente em 2021 atingimos os seguintes números com nossas ações virtuais: foram mais de 9.000 usuários cadastrados na plataforma, cerca de 9.700 contatos realizados com os profissionais do setor (com mais de 20.000 mensagens trocadas) e 6 grandes eventos digitais promovidos (com 193 sessões de conteúdos, 73 palestrantes e uma audiência de 2.100 usuários assistindo a mais de uma sessão).

Destas experiências online, algo será transportado para a feira presencial?

Sim, nossa grade de conteúdos exclusivos. Em 2022, os visitantes do evento poderão assistir a uma nova edição da Conferência Nacional de Logística (CNL), em formato híbrido, ou seja, podendo ser acompanhada tanto presencialmente quanto em nossa plataforma digital.

O mesmo vale para a consulta de empresas/expositores e produtos, que também podem ser contatados tanto presencialmente quanto por meio da plataforma digital. Além disso, teremos entrevistas, flashes e destaques do evento em uma cobertura digital exclusiva para quem não puder ir ao evento.

Quantos expositores são esperados para esta edição e quantos m² de área de exposição serão ocupados?

Teremos um grande espaço de exposição e networking na Intermodal deste ano, que ocupará boa parte do São Paulo Expo, com a participação de mais de 200 marcas nacionais e internacionais já confirmadas – representando todos os elos da cadeia logística e exibindo o que há de mais moderno em termos de soluções em tecnologia, equipamentos e serviços para todo tipo de demanda do setor.

Quais serão os protocolos implementados, e as mudanças de layout para fazer um evento ainda mais seguro neste ano?

Um dos nossos focos de atenção é oferecer uma experiência completa de relacionamento, conteúdo e networking, mas acima disso temos a preocupação de criar um ambiente seguro para todos. Assim, durante a Intermodal, colocaremos em prática todos os protocolos de segurança recomendados pelas organizações sanitárias internacionais, além das ações desenvolvidas na própria Informa Markets – com o intuito de oferecer toda a tranquilidade e confiança aos participantes e profissionais do evento, de maneira que se sintam parte de um ambiente controlado.

Uma das medidas adotadas, por exemplo, está na forma como as credenciais dos visitantes serão emitidas. Com o objetivo de evitar aglomerações no evento, as credenciais devem ser impressas pelos próprios inscritos e levadas à feira. Ou seja, ao se inscreverem em nosso site, todos receberão a credencial por e-mail. Basta clicar, imprimir e levar ao pavilhão.

Além disso, o evento presencial contará com outras iniciativas de segurança, como: o uso obrigatório de máscaras durante todo o período de realização da Intermodal, aferição de temperatura na entrada do evento, obrigatoriedade do comprovante vacinal completo  contra a Covid-19 (por meio de aplicativo), disponibilização de dispensers de álcool em gel nas áreas comuns da feira e controle de acesso ao pavilhão (de acordo com a capacidade estabelecida pela prefeitura de São Paulo).

Sem contar uma estrutura intensificada de atendimento médico e sinalizações/orientações referentes aos cuidados contra a Covid-19 disponíveis em todo o evento.

A Intermodal é, tradicionalmente, marcada por um alto grau de internacionalidade de expositores e visitantes. No entanto, muitas empresas ainda não se sentem seguras de enviar seus funcionários para eventos. Além disso, pesam restrições de viagens e medidas de quarentena que ainda estão em vigor. Neste contexto, como a Intermodal acredita que será a presença internacional?

Estamos cientes de que esses fatores podem impactar, de fato, a presença massiva de empresas e profissionais internacionais em nosso evento.

No entanto, já contamos com a participação confirmada de mais de 200 marcas em nossa 26ª edição, sendo muitas delas provenientes de outros países, o que mostra que o mercado internacional está atento às inúmeras oportunidades de relacionamento e networking que oferecemos, além de ávido por novas possibilidades de negócios.

Na parte de conteúdo, quais serão as atrações?

Em complemento ao nosso espaço de exposição, diversas atrações e conteúdos exclusivos prometem agitar os mercados contemplados pela Intermodal. Entre elas, está a Conferência Nacional de Logística (CNL), realizada em parceria com a Associação Brasileira de Logística (ABRALOG), que traz o debate sobre a logística como eixo de desenvolvimento econômico do país, em tempos em que o mercado consumidor está cada vez mais adepto aos benefícios do universo digital.

Com base neste tema central, diversos painéis e palestras discorrem, ao longo da realização do evento, a respeito de assuntos que norteiam o setor no Brasil e impactam o seu futuro, como multimodalidade, intralogística, tecnologia, inovação e infraestrutura. Visitas técnicas a empresas de ponta também estão programadas e oferecerão a oportunidade de testemunhar as melhores soluções logísticas em prática na atualidade.

Serão três dias de conferência e debates enriquecedores ao total, com temas atrativos, atuais e relevantes, voltados para a gestão das cadeias logística, de infraestrutura, de supply chain, de produção, armazenamento, distribuição e transportes de cargas, além de armadores, embarcadores e empresas de tecnologia associadas a estes setores.

Outro destaque na Intermodal 2022 será o espaço TI Innovations, um ambiente exclusivo que traz as últimas soluções de tecnologia da informação, que vêm revolucionando as cadeias de suprimento e distribuição.

Entre as marcas que participam do TI Innovations estão: Hexagon Sistemas, Ideal Tecnologia da Informação, Invoice Content, Promon Engenharia e Startrade Ferramentas de TI para a Logística.

Já na parte externa do São Paulo Expo, acontece a tradicional exibição de caminhões e carretas, com a participação de grandes transportadoras de cargas do país, como Brink’s, EALE Carga Segura, IBL Logística, Medlog, Prosegur, Protege e Suzanlog.

Além da Intermodal, acontecerá a NT Expo. Qual a expectativa para este evento?

Assim como o retorno da Intermodal gera muitas expectativas aos profissionais do setor logístico, o da NT Expo agita o mercado ferroviário nacional.

Os setores de transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos aguardam ansiosamente a realização deste tradicional evento do setor, que promete trazer muitas novidades a respeito deste segmento e promover o tão esperado reencontro deste mercado – que vive um dos melhores momentos de sua história no país, com um crescimento pujante, repleto de novas concessões, autorizações ferroviárias e obras de trechos importantes do sistema ferroviário nacional à pleno vapor.