Humor, festas e infantis: Programação da Virada SP em São José dos Campos tem atrações para todas as tribos

Anúncio

A Virada SP, um evento realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do programa Juntos Pela Cultura, volta ao município de São José dos Campos com atrações para diferentes tribos, espalhadas em 23 espaços e em linguagens variadas. Entre os dias 30 de novembro e 1° de dezembro, a cidade receberá shows ao vivo, festas ao ar livre, espetáculos infantis de circo e teatro, sessões de cinema, peças teatrais, apresentações de dança e de humor que prometem atrair um público diversificado.

Para os amantes de música, os shows prometem unir diferentes tribos em torno de nomes como Paulinho da Viola, Nação Zumbi, Bixiga 70, Karina Buhr, Rael, entre outros. Entre as quatro atrações internacionais desta edição, destaque para Suga Roy Suga Roy + Conrad Crystal + The Fireball crew Zareb, que vai se apresentar pela primeira vez no Brasil. As outras atrações estrangeiras incluem a harpista Elsz e os ícones do reggae Conrad Crystal e a banda jamaicana The Fireball Crew Zareb.

Essa mesma pluralidade marca a programação com atrações de teatro, circo, cinema, humor, infantil e festas temáticas. Com entrada gratuita, a programação será distribuída entre praças, parques, igrejas, teatros, museus, cinemas, centros culturais e escolas, das áreas nobres às regiões centrais, incluindo a periferia da cidade. Confira as atrações da Virada SP em São José dos Campos e monte a sua programação.

A Virada SP tem execução da organização social Amigos da Arte e da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Anúncio

Programação infantil

Cia Piafraus

A Pia Fraus vai invadir as ruas de São José dos Campos com seis infláveis de grandes dimensões no “Cortejo dos Bichos”. A Girafa, o Tamanduá e as Codornas serão acompanhados de uma banda, levando a magia dos bonecos para a Virada Cultural Paulista de SJC.

Parque Vicentina Aranha, 10h30

Mundo Bita

O Mundo Bita é resultado de uma combinação mágica de músicas, cores, aprendizado e alegria. Seus clipes musicais autorais e educativos já ultrapassaram mais de três bilhões de visualizações no YouTube e são sucesso em diversas outras plataformas. O Show do Bita apresenta os grandes sucessos de todos os trabalhos da animação.

Parque Vincentina Aranha, 10h30

A Sanfonástica Mulher Lona

Vestida de picadeiro e lona de circo, a artista, musicista e socióloga Lívia Mattos realiza um miniconcerto ambulante. Com sua inseparável sanfona, ela apresenta o resultado de suas pesquisas sobre os arquétipos do circo, em formato de pequenos contos que misturam ficção e realidade.

Casa de Cultura Flávio Craveiro, 11h

Bonecos Urbanos – Só Sonho Samba

Música ao vivo, marionetes de fio, samba e muita diversão estarão presentes neste musical infantil. A companhia conta com 13 bonecos manipulados por três atores. O trabalho resgata as tradições e homenageia o samba paulista, misturando diferentes ritmos, totalmente autorais: Samba Enredo, Samba de Breque, Samba Canção, Umbigada, entre outros. O cenário é composto essencialmente por material reaproveitável e complementa a atmosfera de uma vida em comunidade.

Casa de Cultura Flávio Craveiro, 12h

Chico e Vinicius para Crianças, com Carlos Navas   

Carlos Navas faz um passeio lúdico pelas canções de Vinícius de Moraes, eternizadas na série “Arca de Noé”; e pela obra que Chico Buarque dedicou às crianças. Cantando para os pequenos, já foi visto por mais de 250 mil pessoas desde sua estréia, em 2004. Clássicos como “A Casa”, “O Pato”, “Ciranda da Bailarina” e “História de Uma Gata” são alguns dos pontos altos do espetáculo.

Cine Teatro Benedito Alves da Silva, 19h

Humor 

Wandi Doradiotto Solo

O cantor, compositor e ator Wandi Doratiotto ficou famoso nos comerciais da marca Brastemp (“não é assim uma Brastemp”). Hoje vem se apresentando como artista solo por todo o Brasil, num show que contempla histórias curtas com pegadas teatrais e músicas autorais.

Cine Teatro Benedito Alves da Silva, 22h

Black  Mirror

A famosa série de TV inspirou o grupo Teatro de Quintal a mostrar, em cinco cenas, sua opinião sobre como as novas tecnologias estão afetando a vida das pessoas.

Cine Teatro Benedito Alves da Silva, 1h

Facada na Caveira

Os três integrantes da Tropa de Elite da Guarda Municipal de Juiz de Fora são convocados para fazer a segurança de um candidato que diz o que pensa. Uma missão muito arriscada. Surge a ideia de reforçar a segurança escalando para a missão o açougueiro Adélio, com seu próprio instrumento de trabalho. O que poderia dar errado?!

Cine Teatro Benedito Alves da Silva, 4h

Rafael Cortez

Humorista, apresentador, youtuber, músico e jornalista. Em suas apresentações, como a que fará na Virada SP em São José dos Campos, mescla a figura do comediante de stand-up, improvisador e contador de histórias.

Teatro Municipal, 3h

Festas 

Baile da Bonita

A festa nasceu com a proposta celebrar a cultura de baile, com músicas 100% vinil. Leva para a pista sons que vão do samba-rock ao soul, do Funk dos anos 1970 ao R&B

Galpão Altino, 0h   

Discopédia   

A festa que valoriza a cultura do vinil. Em sete anos de existência, a Discopédia passou por cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis.

Ateliê Johann Gutlich, 2h

Mundo pensante no deck

A festa surgiu na casa de shows Mundo Pensante, na capital paulista. Os DJs Madruga e Papaleo vão embalar o público com os ritmos, como forró, lambada e carimbós.

Deck Anchieta, 16h

Cortejos e Intervenções

Sax in the Beats   A dupla surgiu em shows nas ruas de São Paulo, fazendo máscaras de cavalo e panda. Os artistas misturam fantasias e tocam do funck de Claundinho e Buchecha ao rocko do grupo Red Hot Chili peppers.

Praça Afonso Pena, 12h/19h30/23h30/2h30 

Cumbia Calavera

Grupo latinoamericano que propõe releituras instrumentais de cumbias, além de composições próprias. Com integrantes de diversos países, o grupo se apresenta de forma performática, com iconografia da Fiesta de los Muertos.

Praça Afonso Pena, 20h/1h

Charanga do França

No carnaval de 2013, o músico Thiago França estreou A Espetacular Charanga do França, no bairro de Santa Cecília, na região central de São Paulo. A brincadeira cresceu e virou de vez um bloco, agregando outros artistas foliões.

Praça Afonso Pena, 22h

 Banda Estrambelhados de São Luiz do Paraitinga

Com 16 anos de estrada, a banda vem divertindo todos tipos de público e busca tornar a marchinha carnavalesca um gênero a ser contemplado o ano todo e em diversos espaços.

Museu Arte Sacra / Mercado Municipal (Travessa Chico Luiz, 67 – Centro), 11h

Rock / Metal

Nervosa

Um power trio feminino de thrash metal com forte influência de bandas da clássica escola do estilo. As garotas buscam resgatar o que há de melhor na música pesada.

Praça Afonso Pena, 16h

Attomica

Banda de São José dos Campos, é reconhecida nacional e internacionalmente como gigante do Thrash Metal brasileiro.

Praça Afonso Pena, 18h

The Central Scrutinizer Band

Fundada em 1990, a banda é um tributo a Frank Zappa, músico norte-americano famoso por sua irreverência e genialidade.

Parque Vincentina Aranha, 13h

Karnak

O som da banda mistura ritmos, estilos musicais e teatralidade; e continua influenciando muitos artistas da nova geração.

Parque Vicentina Aranha, 15h   

Hip hop 

509 – E

Os rappers Dexter Oitavo Anjo e Afro-X se conheceram quando dividiam a cela de número 509-E, no Carandiru. Após explodir no hip hop nacional, os músicos se separaram em 2003. O show marca a volta da dupla.

Centro da Juventude (R. Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), 15h

Síntese

Originalmente, esta dupla de hip hop vinda de São José dos Campos era formada por Leonardo Irian e Gestério Neto. Após a saída de Leo, Neto seguiu com o projeto musical.

Centro da Juventude (R. Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), 17h

Amanhecer Zen / Good Vibes 

Mawaca   

Grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas partes do globo. É formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de 20 línguas e as cantoras são acompanhadas por um grupo instrumental acústico.

Parque da cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana), 7h30

Chandra Calombre

A inventividade e o virtuosismo do cantor e kalimbista brasiliense são revelados nos primeiros acordes de suas canções. O músico e terapeuta é criador de nova técnica que expandiu o uso da kalimba. De origem africana e originalmente usada com função melódica, Chandra foi o pioneiro a explorar texturas harmônicas no instrumento, tornando-o uma espécie de piano de colo dotado de timbre peculiar.

Parque da cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana), 10h30

Elsz

Criada entre o Sri Lanka e a Austrália, ELSZ une aspectos espirituais e emocionais em sua música. Suas experiências com racismo, violência de gênero e uma guerra resultam em uma sonoridade que transita entre um Avant-pop emocional e um R&B experimental.

Fundação Cassiano Ricardo (Palco Arquivo – Av. Olivo Gomes, 100), 12h