A segunda edição da Hydrogen Expo South America, que será realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2024, no Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ).
O evento reunirá empresas, poder público e entidades do setor para estruturarem, juntos, as soluções para a consolidação do mercado de H2V no Brasil.
No ano passado, na sua primeira edição, o evento reuniu mais de 2.500 profissionais que passaram pelas conferências e pelos estandes das empresas expositoras, superando as expectativas dos organizadores.
“Conseguimos aproximar oferta e demanda, desenvolvedores de novas tecnologias e soluções para a produção, distribuição e armazenagem de H2”, aponta o Managing Director da INTERLINK Exhibitions, Cassiano Facchinetti, organizadora do evento.
“E os grandes consumidores industriais e de outros segmentos econômicos que estão comprometidos com a transição energética”, completa.
Este ano, o evento abre espaço para 50% a mais de congressistas que os recebidos em 2023 e contará com a participação de renomados especialistas, influenciadores, profissionais técnicos, representantes de associações e do governo.
Além da exposição, a programação da Hydrogen Conferences 2024 trará ao visitante a perspectiva sobre os caminhos da transformação dos desafios em oportunidades, com a proposta de apresentar soluções práticas e viáveis para o hidrogênio em diversos setores da economia.
A curadoria da conferência é de Ansgar Pinkowski, um dos nomes mais influentes e conhecedor deste mercado, especialista internacional em transição energética e hidrogênio verde.
Ansgar tem mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais, associações e câmaras de comércio, com profundo conhecimento do mercado brasileiro e alemão.
O programa está dividido em 5 módulos:
– O HYDROGEN INTERNATIONAL tem o objetivo de apresentar a situação do mercado de hidrogênio nos países convidados, entre eles, Reino Unido, França, Holanda, Alemanha e outros, além de discutir a posição do Brasil neste contexto.
– O SUSTAINABLE AVIATION FUEL (SAF) vai explorar a atualidade e as oportunidades para o uso do hidrogênio e seus derivados na aviação e transporte terrestre, apresentando como o Brasil tem se posicionado no mercado de SAF e quais são os projetos concretos do setor de mobilidade.
Temas como avanços tecnológicos, produção, aplicação, potencialidades e desafios para a sustentabilidade serão abordados.
– O ROTAS DO HIDROGÊNIO é discutir sobre as necessidades técnicas e econômicas dentro da realidade brasileira para implementar os primeiros projetos pilotos de rotas de hidrogênio.
Os palestrantes vão tratar sobre as rotas de descarbonização nas estradas, mobilidade sustentável, o potencial do H2V nos transportes, a evolução dos carros, caminhões e ônibus, entre outros assuntos.
O INDÚSTRIA irá discutir o atual posicionamento da indústria brasileira para o uso de hidrogênio e PtX, especialmente a Neo-Industrialização.
Pautas como o papel da Petrobras na economia setorial do hidrogênio; produção de HBI (Hot Briquetted Iron) no Brasil, o uso de hidrogênio para a produção de aço verde e outras serão abordadas.
A ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde) participa desse painel, assim como representantes de indústrias.
O encerramento da conferência contará com a presença do Deputado Federal, Arnaldo Jardim, que também preside a Comissão Especial sobre transição energética e hidrogênio verde.
“Criamos um ambiente perfeito para fomentar negócios na cadeia industrial, usando o H2V como um catalisador de desenvolvimento, além de trazermos as mais novas tecnologias para apresentar ao setor”, afirma Facchinetti,
Na edição de 2024, mais de 70 marcas expositoras nacionais e internacionais de todo o ecossistema estão confirmadas. Entre elas estão:
– NEUMAN & ESSER (NEA GROUP), Kelvion, Vallourec, Repsol Sinopec, Chemours, Gas Futuro, PRF Gas Solutions, Neue Wege, Goetze KG Armaturen, Mayekawa;
– ASVOTEC Termoindustrial, Burckhardt Compression, Flutrol, Gascat, Tranter, Leser, Metalinox Cogne, entre outras.
O evento ainda conta com o Pavilhão Alemão AHK-RIO com a presença de seis empresas alemãs e a ILHA ABIMAQ, com a participação de oito empresas associadas.
Conforme os organizadores do evento, a expectativa é de receber um público visitante 30% maior do que aquele que compareceu à edição do ano passado.
“Neste ano trazemos novas empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços para os visitantes conhecerem”, explica Facchinetti.
Em paralelo à HYDROGEN EXPO South America, acontece a CARBON CAPTURE EXPO South America.
A Feira e congresso internacional, que explora tecnologias, equipamentos e soluções para captura, transporte, armazenamento e utilização de carbono.
Serviço:
Quando: 5 e 6 de junho.
Onde: Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ).