As oportunidades de hidrogênio verde (H2V) no agronegócio incluem a eletrificação de equipamentos agrícolas, o armazenamento de energia renovável, a mobilidade agrícola sustentável, a produção de fertilizantes verdes e a autossuficiência energética nas propriedades rurais.
Essa fonte de energia alternativa oferece benefícios como a redução das emissões de carbono, aumento de eficiência energética e sustentabilidade nas atividades agrícolas, contribuindo para um agronegócio mais ambientalmente consciente e resiliente.
No aspecto econômico, a adoção do H2V no agronegócio também apresenta benefícios, como a diversificação das atividades agrícolas e geração de novas oportunidades de negócios.
Este será um dos temas abordados na primeira edição da HYDROGEN EXPO South America – Feira & Congresso Internacional, marcada para 20 a 21 de junho, no ExpoMAG (RJ).
O evento tem o objetivo de passar da discussão à realidade do hidrogênio verde como alternativa para as indústrias brasileira e sul-americana.
“Vamos mostrar que é possível atuar, desde já, no desenvolvimento desse setor de negócio”, afirma Cassiano Facchinetti, managing director da Interlink Exhibitions, organizadora do evento.
A edição de 2023 da HYDROGEN EXPO South America conta com a parceria estratégica da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Rio de Janeiro, a AHK Rio.
A Câmara, além de responder pela organização do Pavilhão Alemão de empresas, também atua na curadoria da Conferência HYDROGEN EXPO.
Com o tema “Casos de uso do hidrogênio verde na prática, suas aplicabilidades no Brasil e os caminhos para se chegar até lá”, a conferência abordará quatro grandes frentes: Exportações, Mobilidade, Indústria e Agronegócio.
Os palestrantes convidados apresentarão cases como base para discutirem temas como:
– O setor agro como um propulsor da transição energética; o envolvimento do H2V na produção nacional de fertilizantes; produção de hidrogênio a partir de resíduos do setor agro;
– Uso do H2V no campo; status de certificação de hidrogênio renovável a partir de biomassa; entre outros.
“Nossa intenção é mostrar que é possível desde já investir em projetos de hidrogênio verde no Brasil de hoje, com sua configuração econômica, política e normativa, e nossa proposta é apontar os caminhos mais viáveis para a cadeia de valor”, afirma Ansgar Pinkowski, curador da Conferência e gerente de Inovação e Sustentabilidade na AHK Rio.
FEIRA DE NEGÓCIOS
Além da conferência, a HYDROGEN EXPO South America reunirá os fornecedores de tecnologias em uma área de exposição.
O evento já conta com a presença e apoio de grandes empresas do setor, como:
– Millenium Bioenergy, White Martins, Air Products, Goetze Armaturen, Gás Futuro, Herose GmbH, HL Soluções Ambientais, KSB, McPhy, Nitto, Pressure Comercial, Qualitec, T&T Sistemi, Aerzen, PVT.
Além disso, as mais renomadas associações ligadas ao setor de energia estão reunidas para fazer deste o principal fórum de discussões do setor do hidrogênio e descarbonização do Brasil.
Entre elas a ABEOOLICA, ABGD, ABH2, ABHAV, ABIMAQ, ABIOGÁS, ABRACEEL, ABSOLAR, CCS Brasil, CELA, INEL e Watt Capital.
Serviço:
Quando: 20 e 21 de junho de 2023
Local: Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ).
Credenciamento: https://inscricaoeletronica.app.br/h2expo/