Entre 28 e 30 de junho de 2023 a HyVolution, maior feira e congresso internacional de hidrogênio, chegará pela primeira vez a Santiago, no Chile.
A feira será realizada no centro de convenções e exposições Metropolitan Santiago, onde participarão mais de 100 expositores representando 15 países, reunindo em um só lugar a oferta e a demanda do setor dedicado à transição energética.
O evento estima receber mais de 4 mil visitantes e buscará estimular a transição energética, em especial para o hidrogênio verde.
Serão apresentados os avanços tecnológicos para a incorporação desse combustível limpo no cotidiano, as alternativas para a mudança do atual sistema de combustíveis fósseis para um baseado em fontes renováveis, e oportunidades de colaboração internacional.
Da mesma forma, mostrará a ampla cadeia de valor nas áreas de produção, distribuição, armazenamento, serviços e soluções para o mercado livre de carbono.
“Diante desta iniciativa de promover o uso do hidrogênio verde no país, temos o prazer de apresentar, juntamente com a Associação Chilena de Hidrogênio (H2 Chile), um espaço colaborativo para o relacionamento de empresas e projeção do futuro das energias renováveis”, afirmou Francisco Sotomayor, CEO da GL events/Fisa.
Por sua vez, María Paz De la Cruz, Gerente Geral da H2 Chile, indicou que “como sindicato, trabalhamos muito para trazer experiências de outras localidades para mais perto de nosso país para compartilhar aprendizados e acelerar a transição energética.”
Nesse sentido, HyVolution é uma oportunidade de trazer ao Chile os avanços que existem hoje em toda a cadeia de valor do hidrogênio verde, incluindo aplicações diárias e a oportunidade que isso significa para um futuro neutro em carbono.
Considerando a presença de hidrelétricas, parques eólicos e solares no país, o Chile possui recursos renováveis que podem impulsionar uma nova indústria de energia.
“O Chile apresenta uma riqueza notável de energias renováveis. Solar no deserto de Atacama e energia eólica no Sul e no centro do país. Por isso é considerado um território ideal para produzir e exportar hidrogênio verde e seus derivados em larga escala”, explicou Sotomayor.
“Nosso país pode ser o principal produtor e exportador de hidrogênio e gerar milhares de empregos”, acrescentou.
A HyVolution Chile é patrocinada pelo Ministério de Energia do Chile; ProChile, CORFO; Invista Chile; a Embaixada da França no Chile; a Câmara de Comércio Franco-Chilena; Mouvement des Entreprises de France International; e França Hidrogênio.